CI

Mato Grosso: esmagamento de soja atinge recorde para junho

Coprodutos derrubam lucro de indústrias



Foto: Pixabay

O volume de soja processado em Mato Grosso alcançou 1,14 milhão de toneladas em junho de 2025, estabelecendo um novo recorde para o mês. Os dados são da análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (14).

Apesar do desempenho inédito para o mês, o total representa queda de 8,42% em relação ao registrado em maio. Segundo o Imea, a redução foi influenciada pela desaceleração de algumas indústrias, que realizaram paradas programadas para manutenção. Além disso, a interrupção temporária das atividades de uma unidade industrial no estado também contribuiu para o recuo.

No acumulado de janeiro a junho de 2025, o estado processou 6,72 milhões de toneladas de soja, volume 2,34% superior ao do mesmo período de 2024. O instituto apontou que o desempenho reflete a continuidade da atividade industrial, mesmo diante de variações mensais.

A margem bruta das indústrias encerrou junho com média de R$ 509,93 por tonelada, representando retração de 14,67% em comparação com maio. O recuo foi motivado, principalmente, pela desvalorização dos coprodutos, com destaque para o farelo de soja, que registrou queda de 4,18% no período.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.