CI

Planejamento e tecnologia impulsionam produtividade da soja

O uso de inoculantes pode elevar em média 8% a produtividade da soja



 O uso de inoculantes pode elevar em média 8% a produtividade da soja O uso de inoculantes pode elevar em média 8% a produtividade da soja - Foto: Divulgação

Com a proximidade do plantio da soja no segundo semestre, o planejamento estratégico se torna essencial para o sucesso da lavoura. Um dos pontos-chave é o Tratamento Industrial de Sementes (TSI), etapa em que a escolha correta de produtos, como os inoculantes longa-vida, pode impactar diretamente a produtividade. Esses insumos contêm protetores biológicos que prolongam a vida dos microrganismos e estimulam a formação de simbiose com as raízes, favorecendo a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN).

Segundo Fernando Bonafé Sei, gerente da área técnica da Novonesis, líder global em biosoluções, “um planejamento eficaz do tratamento de sementes de soja auxilia na saúde da cultura, aumenta o potencial produtivo, diminui as perdas e otimiza o potencial produtivo da lavoura como um investimento estratégico”, afirma.

Estudos da Embrapa apontam que o uso de inoculantes pode elevar em média 8% a produtividade da soja em comparação com áreas não inoculadas. Além do ganho em produção, essa biotecnologia reduz a dependência de fertilizantes químicos, contribuindo para uma agricultura mais sustentável.

Para potencializar a FBN, a Novonesis desenvolveu o CTS 1000®, inoculante microbiano que resiste a condições adversas e amplia a janela de plantio após o TSI de 24 horas para até 90 dias. Com o sistema “Abre e Plante” e aumento médio de 3,8% na produtividade, o CTS 1000® se consolida como uma solução inovadora, promovendo maior nodulação e eficiência na fixação de nitrogênio.

“A seleção de produtos para tratamento de sementes, incluindo polímeros, micronutrientes, biológicos e outros produtos fitossanitários, é o fator determinante para o desempenho, sanidade, segurança e impactos ambientais. A escolha e combinação desses produtos devem seguir rigorosamente os registros, autorizações e bulas determinados pelo fabricante”, comenta.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.