Milho: produtividade preocupa após geadas no Paraná
Deral aponta queda na qualidade do milho

A colheita da segunda safra de milho 2024/25 no Paraná alcançou 29% da área total estimada nesta semana, segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). De acordo com os técnicos do Deral, esse desempenho está levemente acima da média das últimas cinco safras, que girava em torno de 20% no mesmo período.
Apesar do avanço nos trabalhos de campo, os analistas do Deral alertam para o agravamento nas condições das lavouras ainda não colhidas. Conforme o boletim, a proporção de áreas classificadas como em boas condições recuou de 68% para 64% em uma semana. Já as lavouras em situação mediana passaram de 18% para 20%, enquanto as áreas consideradas ruins subiram de 14% para 15%.
“O impacto das geadas registradas no final de junho em parte das regiões produtoras pode estar diretamente relacionado a essa piora”, destacou o Deral. A equipe técnica também informou que uma avaliação mais precisa dos efeitos sobre a produtividade deverá ser realizada nas próximas semanas.