CI

RS inaugura nova empresa de calcário

Será possível passar de 160 para mil cargas anuais destinadas aos produtores rurais


Foto: Nadia Borges

A instalação de mais uma empresa em Venâncio Aires está cada vez mais próxima. A processadora de calcário Fida, com sede no município de Caçapava do Sul, dá mais um passo para concretizar unidade local.

Secretário de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann confirmou que a cerimônia para lançamento da pedra fundamental ocorre nesta quinta-feira, 27, a partir das 14h, na área repassada para a indústria, em Vila Arlindo.

O evento, além de contar com a presença dos representantes da empresa, terá ainda a participação de autoridades municipais. A área da indústria fica localizada próximo da RSC-287. A intenção, segundo Kaufmann, é iniciar as operações na segunda quinzena de março.

ETAPAS

Detalhes de localização dos pavilhões e área administrativa estão definidos. “Os prédios serão erguidos com concreto pré-moldado, o que garante agilidade. A terraplanagem, que é de responsabilidade da Administração, está sendo concluída. Depois, é a própria empresa que prossegue com as obras”, informou o secretário.

Principal benefício é a redução do frete

A processadora de calcário Fida, além da sede em Caçapava do Sul, tem filial em Pantano Grande. As tratativas para a instalação de uma nova unidade em Venâncio Aires ocorriam desde julho do ano passado e, aos poucos, a parte burocrática foi sendo vencida. Segundo Kaufmann, a instalação de uma unidade em Venâncio Aires vai proporcionar uma redução nos fretes do transporte do calcário aos produtores. Com isso, ressalta ele, será possível aumentar o número de cargas transportadas para beneficiar os produtores rurais.

MIL CARGAS

O secretário argumenta que, a partir de mudança na legislação municipal de subsídio ao transporte calcário, será possível passar de 160 para mil cargas anuais destinadas aos produtores rurais. O crescimento no número de cargas subsidiadas de um ano para outro será de 625%. “Isso apenas as cargas que terão intervenção da Prefeitura, fora todos os transportadores que buscarão diretamente o seu calcário pela proximidade”, diz Kauffmann.

OUTROS BENEFÍCIOS 

Além do calcário, Kaufmann adianta que a empresa deverá trazer para Venâncio Aires outros produtos que fabrica, como argamassa e fertilizantes, que são específicos para a fumicultura. Além de baratear os custos para a distribuição do calcário aos produtores rurais, todos os produtos comercializados pela Fida, segundo Kaufmann, vão gerar impostos aos cofres públicos municipais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.