CI

MT: vendas de algodão avançam, mas safra 25/26 recua

Produtores ajustam ritmo de venda do algodão



Foto: Canva

A comercialização da pluma de algodão da safra 2024/25 em Mato Grosso alcançou 59,99% da produção estimada até abril deste ano. O dado consta na análise semanal divulgada nesta segunda-feira (12) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O avanço mensal foi de 2,84 pontos percentuais em relação a março.

De acordo com o instituto, os produtores aproveitaram os momentos mais favoráveis do mercado para fechar negócios. O preço médio da arroba negociada em abril foi de R$ 139,30, o que representa aumento de 1,42% em comparação com o mês anterior.

No caso da safra 2025/26, o Imea registrou negociações pontuais no período analisado. O volume comercializado chegou a 16,00% da produção estimada, com avanço mensal de 0,96 ponto percentual. “Os produtores demonstraram cautela nas negociações de abril, diante do atual cenário de preços, do custo de produção elevado e das incertezas quanto ao rendimento da próxima safra”, informou o instituto.

O preço médio da arroba negociada para a safra futura ficou em R$ 137,21, com recuo de 1,24% em relação a março.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.