CI

O que esperar do mercado da soja?

O plantio norte-americano segue em desenvolvimento


Foto: Pixabay

O mercado deve continuar atento ao clima no Meio-Oeste dos Estados Unidos para determinar a continuidade das atividades no campo, conforme indicam a análise semanal da Grão Direto. As previsões indicam um aumento da intensidade das chuvas nos próximos sete dias em praticamente todo o cinturão agrícola. Caso aconteça, poderá provocar diminuição no ritmo de plantio, podendo impulsionar as cotações de Chicago.

Sobre a safra 2023/24 dos EUA, o plantio norte-americano segue em desenvolvimento, chegando a 8% da área projetada, com condições favoráveis, de acordo com o USDA. Esse número está acima da média dos últimos 5 anos e igual ao do ano passado. Se esse ritmo persistir, é possível esperar uma evolução acima de 80% até o final do mês. Atratividade da soja brasileira. A atratividade da soja brasileira continua forte no mercado internacional. Esse fato é confirmado pelo reporte de volume exportado que, por sua vez, está elevando os prêmios de exportação. Os primeiros meses deste ano estão tendo recorde nas exportações da oleaginosa, principalmente para a China.

As exportações foram recordes. Os primeiros meses deste ano têm sido caracterizados por volumes significativos de exportação de soja brasileira, principalmente para a China. É esperado que abril encerre com volumes próximos a 15 milhões de toneladas, totalizando aproximadamente 37 milhões de toneladas até agora. Esse cenário destaca a atratividade da soja brasileira em comparação com a soja norte-americana.

A moeda dos Estados Unidos pode retomar sua trajetória de valorização, com os investidores atentos a três pontos principais: a perspectiva de taxas de juros mais altas por um período prolongado nos EUA, a deterioração da percepção do risco fiscal no Brasil e a cautela diante do conflito no Oriente Médio.

De acordo com a Grão Direto, considerando os cenários apresentados, é possível que as cotações em Chicago mantenham sua tendência de valorização, aproximando-se do nível de US$12,00 por bushel. Essa tendência pode influenciar os preços da soja brasileira, proporcionando oportunidades favoráveis para negociações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.