Minas amplia celebração do Dia Nacional da Cachaça
Minas lidera número de cachaçarias registradas no país

Minas Gerais concentra o maior número de cachaçarias registradas do Brasil, com mais de 600 estabelecimentos. Em reconhecimento a essa tradição, o Governo de Minas ampliou a celebração do Dia Nacional da Cachaça, originalmente comemorado em 13 de setembro, para todo o mês.
Durante esse período, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realiza a 2ª edição do Circuito Mineiro da Cachaça Legal, por meio do projeto “O Legal Merece um Brinde”. As ações acontecem em 19 das 21 coordenadorias regionais do Instituto e têm o objetivo de conscientizar produtores, comerciantes, transportadores e consumidores sobre a importância do registro oficial da bebida.
A programação envolve palestras, visitas técnicas, cursos, rodas de conversa, entrevistas em rádios e TVs, blitze, dias de campo e distribuição de materiais educativos para toda a cadeia produtiva. Técnicos do IMA orientam sobre boas práticas de produção, como obter o registro do estabelecimento e do produto, além de alertar para os riscos do consumo de cachaça sem inspeção oficial, uma vez que, sem o registro, não há como comprovar sua procedência.
Entre as cidades contempladas pelo Circuito estão Oliveira, Belo Horizonte, Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Janaúba, Unaí, Varginha, Uberaba, Bom Despacho, Viçosa, Patrocínio, Guanhães, Patos de Minas, Almenara e Governador Valadares.