CI

Emater alerta sobre tratamento na soja após intensas chuvas na região

Em Ijuí, conforme a Emater, metade da soja está em floração e o restante em formação de grãos.


A grande quantidade de chuva registrada na região, no momento, é bastante benéfica para as culturas de verão, principalmente a soja, mas deixa em alerta os agricultores quanto ao cuidado com doenças que podem surgir com excesso de umidade. O Técnico Agrícola do escritório municipal da Emater de Ijuí, Edewin Bernich, esclarece que a partir da abertura de sol, os produtores precisam fazer tratamento fúngico na soja, especialmente contra a ferrugem asiática, que pode aumentar com a umidade e calor.

Nesse quesito, ele observa que é fundamental a orientação técnica a fim de identificar quais produtos são mais indicados contra a ferrugem, visto que alguns tratamentos perderam a eficácia ao longo das últimas safras. Bernich também comenta que a ferrugem asiática está espalhada praticamente por todas as lavouras, mas quem faz o controle ideal mantém a infestação controlada ou com baixa incidência.

Quanto à chuva bastante volumosa do último sábado até agora, Edewin Bernich destaca que a grande quantidade de folhas da soja ajuda a reduzir o impacto da chuva no solo, por consequência, não há muita perda de adubação. Além disso, a oleaginosa conta com bom enraizamento, o que também segura o adubo.

Em Ijuí, conforme a Emater, metade da soja está em floração e o restante em formação de grãos. Para o milho de segunda safra, plantado recentemente, a chuva intensa começa a ser em demasia, pois existe necessidade de luminosidade.

Chuva

A chuva registrada até o momento, neste mês, já supera a média histórica para janeiro, conforme dados do Irder, órgão vinculado à Unijuí, e sediado em Augusto Pestana, limite com Ijuí. Do dia primeiro deste mês, até às 15 horas de ontem, havia chovido 219 milímetros. A média histórica para janeiro é de 144 milímetros.

Somente do último sábado até às 15 horas de ontem foram 136 milímetros de chuva. O mês de janeiro do ano passado também foi bastante chuvoso, com 351 milímetros registrados no Irder.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.