CI

RS: noz-pecã busca novos mercados

Estado colhe uma das melhores safras de sua história


Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa Clima Temperado

O Rio Grande do Sul, maior produtor de noz-pecã no país, deve colher na safra 2020/21 4.500 toneladas, número superior à marca histórica alcançada em 2019 quando foram colhidas 4 mil toneladas da fruta. Atualmente, a cultura é desenvolvida em cerca de 200 municípios de diferentes regiões gaúchas, por 1400 produtores, em 6,5 mil hectares.

A comercialização geralmente acontece com agroindústrias que beneficiam a noz para a venda para grande indústrias ou panificadoras locais e do Sudeste ou, ainda, pequenos produtores que conseguem beneficiar na propriedade. A busca do setor de pecanicultura agora é por novos mercados, fora do país.

Este assunto foi tratado nesta quinta-feira (6) durante a reunião da Câmara Setorial da Noz-Pecã, com representantes da cultura e de órgãos como Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Agência de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) e Ministério da Agricultura, de forma virtual. 

A abertura do comércio de noz pecã do Brasil para a China foi o destaque feito pelo Presidente da Câmara Setorial e do IBPecan, Demian Costa. Segundo ele, graças às negociações que o Mapa está fazendo foi possível abrir a exportação da noz pecã descascada. E disse que está prevista a vinda de uma missão chinesa ao país para ver as condições de produção e de industrialização. O mercado espera também abrir a venda da noz pecã na casca.

Os incentivos aos produtores para a exportação de noz-pecã foram apresentados pelos representantes da CNA e da Apex-Brasil. O programa PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) atendeu 1200 municípios em 2020, apoiando 4349 empresas. “Ele busca dar para empresa a qualificação inicial para fazer negócios internacionais como documentos, formação de preço, modal de transporte. E é gratuito”, destaca Gabriel Isaacsoon, do Escritório Sul da Apex. 

Já Arturo Muttoni, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) apresentou o programa Agro.BR, lançado em março de 2020, e que é fruto de um convênio entre a CNA e Apex-Brasil. No Rio Grande do Sul, ele é executado em parceria com a Farsul, e visa sensibilizar, capacitar, planejar e viabilizar a geração de exportações para empresários rurais brasileiros. Uma oficina de capacitação para os pecanicultores está prevista para o mês de junho. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.