Soja fecha semana em alta com expectativa de compras da China nos EUA
Mercado internacional da soja apresentou recuperação nos últimos dias

O mercado internacional da soja apresentou recuperação nos últimos dias, encerrando a semana com valorização na Bolsa de Chicago. Segundo informações divulgadas pela Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário – CEEMA, os preços voltaram a ultrapassar os US$ 10,00 por bushel, com fechamento em US$ 10,21 na quinta-feira (17/7).
Apesar do relatório do USDA ter indicado queda na área plantada e aumento nos estoques nos EUA, a possibilidade de a China retomar as compras do grão norte-americano impulsionou o mercado. O país asiático importou 49,4 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025, com 79% oriundos do Brasil, mas ainda há um déficit que deverá ser suprido pelos EUA.
Outro fator de suporte foi o recorde de esmagamento de soja nos EUA em junho e os estoques de óleo de soja no menor nível desde 2004. Em contrapartida, o aumento de tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros, especialmente o óleo de soja, gerou instabilidade e contribuiu para a valorização do dólar, melhorando os preços internos no Brasil.
A expectativa é que, diante da demanda chinesa e limitações de fornecimento por parte da Argentina e Paraguai, os EUA retomem protagonismo nas exportações no segundo semestre.