CI

México impulsiona mercado do milho 

Por outro lado, fatores baixistas também estiveram presentes



Por outro lado, fatores baixistas também estiveram presentes Por outro lado, fatores baixistas também estiveram presentes - Foto: Divulgação

Segundo análise da TF Agroeconômica, o mercado do milho ganhou impulso nesta semana com destaque para o aumento das compras do México, que já adquiriu 20,3 milhões de toneladas do grão norte-americano no ciclo 2024/2025. Esse volume representa 35% das exportações totais de milho dos Estados Unidos e mostra um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, reforçando a importância estratégica da relação comercial entre os dois países para a sustentação dos preços.

O cenário altista foi reforçado por declarações da presidente mexicana Claudia Sheinbaum Pardo, que relatou uma "conversa muito positiva" com o ex-presidente Donald Trump sobre a melhoria da balança comercial bilateral. Sheinbaum afirmou que os secretários da Fazenda, Tesouro, Economia e Comércio de ambas as nações continuarão negociando para avançar em temas pendentes que beneficiem economicamente os dois lados, o que pode intensificar ainda mais as importações mexicanas.

Além disso, o relatório semanal do USDA revelou que as exportações americanas de milho seguem firmes, com vendas de 1.014.400 toneladas para a safra 2024/2025 — número dentro do esperado pelo mercado. O México liderou as compras com 451.400 toneladas. Também houve destaque para negociações da safra 2025/2026, que surpreenderam positivamente com 244,7 mil toneladas, das quais 184,7 mil foram destinadas ao México.

Por outro lado, fatores baixistas também estiveram presentes. O USDA informou uma melhora nas condições climáticas para as lavouras americanas, reduzindo de 26% para 20% a área com algum nível de seca. Além disso, na Argentina, a colheita de milho segue em ritmo lento, com os produtores priorizando a soja. Mesmo assim, os contratos futuros de milho em Chicago registraram leve alta: setembro fechou em US\$ 172,14 e dezembro em US\$ 176,07 por tonelada.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.