Tecnologias, conexões e mercado: os destaques do Congresso ANDAV 2025
Evento reuniu mais de 250 marcas expositoras

Por Flávia Macedo
O Congresso ANDAV 2025, maior evento de distribuição de insumos do país, foi palco para o lançamento de tecnologias e serviços voltados a aumentar a produtividade no campo e fortalecer a conexão entre indústria, distribuidores e produtores. Entre as inovações apresentadas, um dos destaques veio da Casa Bugre, que trouxe uma vacina para combater o estresse térmico e hídrico das plantas. O produto, de aplicação preventiva, tem como objetivo evitar quedas na produtividade e já integra o portfólio da empresa.
“Lá no comecinho do plantio, a gente utiliza o VacStress. Ele prepara a planta para já começar a produção dos osmoprotetores — como, por exemplo, a prolina. Entõa, quando a planta inicia cedo a produção desses osmoprotetores, ela aprende o processo. Por isso chamamos de ‘efeito vacina’: a planta aprende o que precisa fazer”, diz Everton Campos, diretor de MKT da Casa Bugre.
O CEO da Companhia destaca a importância de participar de um evento como a ANDAV. “Esse é o maior evento de distribuição no Brasil e ele dá uma visibilidade muito grande para o nome da Casa Bugre e para as empresas que fazem parte do grupo”.
Outra novidade veio da AgroCP. Referência em fertilizantes organominerais, a companhia passou a ofertar também produtos à base de bioquelato, ampliando as opções para diferentes necessidades no campo. A empresa projeta alcançar R$ 1 bilhão em faturamento em 2025, impulsionada pela expansão do portfólio e pela demanda crescente no setor.
"São fertilizantes altamente concentrados, internos e solúveis, muito afinados com as novas tecnologias de aplicação em drones e aplicações em baixos volumes. Não é uma química, é uma quelatação natural, feita através de aminoácidos. Temos certeza absoluta de que é um portfólio inovador, com excelente custo-benefício, que vai se encaixar muito bem na agricultura nacional", destaca Lucas Figueiredo, diretor de Marketing da AgroCP.
Além de produtos, houve lançamentos voltados à melhoria de relacionamento e vendas. A Sumitomo apresentou o sistema YEN, nome inspirado na moeda japonesa, criado para estreitar a relação comercial entre distribuidores e produtores rurais, tornando o acesso aos insumos mais rápido e eficiente.
"Esse programa está muito focado em trazer novas tecnologias e um portfólio mais sustentável para o mercado brasileiro, justamente para atender às necessidades do produtor final. Além disso, ele vai ajudar com uma venda mais técnica e diferenciada, permitindo que nossos parceiros se destaquem no mercado", ressalta Nairo Piña, presidente da Sumitomo Chemical para a América Latina.
Com o mesmo propósito de facilitar conexões no agronegócio, a Agri Connection traz acesso ao mercado de insumos agrícolas. De acordo com o CEO da empresa, Flávio Mata, já são mais de 250 rótulos para diversas culturas e necessidades, aproximando indústria e distribuidoras de forma ágil.
"Podem ser empresas de produção, de discovery, de desenvolvimento ou de pesquisa, que criam e fabricam produtos e depois precisam comercializá-los. A AgriConnection nasceu para permitir que essas companhias consigam acessar o mercado agro-brasileiro."
O evento também abriu espaço para soluções tecnológicas voltadas à gestão empresarial. A Viasoft apresentou ferramentas com inteligência artificial para otimizar tarefas do dia a dia das empresas. Com 35 anos de experiência no desenvolvimento de softwares, a empresa busca simplificar e dar mais assertividade às decisões de gestão.
"Dentro do agronegócio, atendemos desde o produtor rural, revendas de insumos, sementeiras, cerealistas e agroindústrias, até cooperativas. É uma solução ampla, que abrange todas as áreas da empresa — inclusive RH, fiscal, contábil e financeiro. Por isso, nos posicionamos como especialistas: porque conseguimos atender todas as demandas de uma empresa", afirma a diretora comercial da Viasoft, Naiara Fieira.
Entre os temas presentes na feira, o crédito rural ganhou destaque. O CEO da Ceres Agrobank, Oziel Ferreira, anunciou condições diferenciadas para facilitar o acesso dos produtores a financiamentos, oferecendo prazos mais longos e atendimento personalizado.
Com estandes de mais de 250 marcas, o Congresso ANDAV recebeu visitantes de todo o Brasil. O empresário da Fex Agro, Daniel Barbosa, de Primavera do Leste (MT) é um exemplo. Ele comanda uma rede de revendas com unidades em MT, GO e SP e participou do evento em busca de novidades para o negócio.
"É bom participar de um evento como este porque você encontra velhos amigos, faz novos contatos e conhece novas oportunidades. Na minha visão, é muito importante estar conectado”.
Debates estratégicos: COP 30 e “tarifaço”
A programação incluiu ainda palestras e debates sobre temas estratégicos para o setor, como a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). Outro destaque foi a discussão sobre as perspectivas de mercado diante do chamado “tarifaço” — a taxa imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras.
O especialista e analista de mercado, Carlos Cogo, alertou para o momento delicado do mercado e recomendou o travamento dos preços das commodities como medida para evitar uma nova tensão tarifária.
"Aqueles que podem ter oportunidades nessa questão da guerra tarifária, por exemplo, no caso da soja, o indicado é se proteger imediatamente. Fazer uma venda futura num patamar maior, protegendo pelo menos 60% do custo, para aproveitar os prêmios positivos que já estão sendo negociados para o próximo ano — e também para este ano —, e que estão muito acima da média”.