Proteção de trabalhadores rurais ganha destaque
Estão presentes em mais de 50% das propriedades brasileiras.

O uso seguro de defensivos agrícolas é um tema cada vez mais relevante para o agronegócio brasileiro. Com a adoção crescente de diferentes tipos de equipamentos e tecnologias de aplicação, garantir a proteção de operadores, trabalhadores rurais e do meio ambiente tornou-se prioridade para produtores, técnicos e pesquisadores.
O pesquisador Hamilton Ramos, coordenador do programa Aplique Bem, destacou a importância da segurança no uso de equipamentos semiestacionários, amplamente utilizados em pequenas propriedades, para proteger operadores, trabalhadores rurais e o meio ambiente.
No Simpósio Paranaense de Tecnologia de Aplicação, realizado em Curitiba, Ramos explicou que os semiestacionários, comuns na horticultura e em estufas, são semimóveis: o sistema de pulverização permanece fixo enquanto o aplicador se desloca com mangueiras e lanças. Apesar de representarem apenas 5% da área pulverizada, estão presentes em mais de 50% das propriedades brasileiras.
“Sobretudo na horticultura, em estufas, os semiestacionários registram altos índices de adoção pelos produtores”, reforça Ramos. “Constituem equipamentos semimóveis, em que o sistema de pulverização fica posicionado em determinados pontos das lavouras, ao passo que o aplicador se desloca pela cultura arrastando longas mangueiras equipadas com lanças de pulverização”, descreve Ramos.
O Aplique Bem, criado há 18 anos, promove treinamentos para engenheiros agrônomos orientarem produtores sobre boas práticas no uso de defensivos. Financiado por recursos privados, o programa é resultado de parceria entre o Centro de Engenharia e Automação (CEA-IAC) e a agroquímica UPL, atendendo quase 90 mil agricultores no Brasil e em oito países.
Desde sua criação, a equipe do Aplique Bem percorreu mais de 1 milhão de quilômetros, realizou cerca de 5 mil treinamentos especializados e visitou mais de 1 mil municípios brasileiros, reforçando a importância da segurança na aplicação de defensivos agrícolas.