CI

Emater/RS-Ascar incentiva controle biológico de lagartas do milho em Nova Petrópolis

Nesta semana iniciou a campanha de controle biológico das lagartas do milho em Nova Petrópolis


Foto: Marcel Oliveira

Nesta semana iniciou a campanha de controle biológico das lagartas do milho em Nova Petrópolis, com a distribuição das primeiras cartelas de microvespa para controle biológico. A campanha é uma parceria da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Conselho Municipal de Meio Ambiente e Prefeitura. As ações que envolvem o controle consistem no monitoramento da ocorrência das pragas do milho, através de armadilhas com atrativo sexual para mariposas, e o controle através de parasitoides.

Na primeira etapa são instaladas armadilhas adesivas, onde se coloca um dispositivo com feromônio para atrair os machos da mariposa Spodoptera sp, também conhecida como lagarta-do-cartucho, inseto que em sua fase larval provoca danos nas plantas de milho.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente aprovou a aquisição dos feromônios e armadilhas para monitorar o aparecimento das mariposas, a partir de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Com isto, os produtores de milho do município têm acesso à informação sobre aparecimento da praga precocemente, com tempo para planejar ações de controle. Este alerta é emitido pela Emater/RS-Ascar, através de um grupo de Whatsapp criado para este fim. A partir do aparecimento das mariposas nas armadilhas, o segundo passo é realizar o controle biológico, aplicando na lavoura ovos de uma vespa minúscula, chamada Trichogramma, inseto que irá parasitar os ovos de Spodoptera.

Os ovos de Trichogramma são adquiridos acondicionados dentro de placas de papelão especialmente projetadas e dispostos na lavoura a cada 15 metros de distância. Os produtores fazem as encomendas de microvespa na Emater/RS-Ascar, pagam pelo produto, e a Prefeitura auxilia na logística de distribuição.

"Esta ação permite que os produtores de milho possam ter acesso à tecnologia de baixo impacto ambiental, livre de agrotóxicos, de baixo custo e eficiente para o controle das lagartas do milho, além de permitir o controle precoce, através do alerta provocado pelas armadilhas", diz o extensionista da Emater/RS-Ascar Pedro João de Deus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.