Brasil e Canadá discutem retomada de acordo de livre comércio
Canadá é o 7º destino das exportações brasileiras

Em reunião realizada nesta segunda-feira (25), em Brasília, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro de Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu, afirmaram que existem condições para retomar as negociações do Acordo de Livre Comércio Mercosul–Canadá, suspensas desde 2021.
Segundo Alckmin, o encontro demonstrou a disposição das duas partes em avançar. “Podemos ampliar ainda mais essa parceria para fortalecer as relações bilaterais com o Canadá e aumentar nossas trocas comerciais”, declarou o ministro, após a reunião com Sidhu.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), está marcada para outubro uma reunião entre os negociadores-chefe do Mercosul e do Canadá. O Brasil, que atualmente exerce a presidência temporária do bloco, será responsável pela coordenação interna do processo e pela definição de um cronograma de rodadas formais de negociação.
Ainda segundo o MDIC, os ministros também discutiram a necessidade de fortalecer a cooperação bilateral em setores como mineração, agronegócio, fertilizantes, defesa, energia renovável e saúde. O trabalho deve envolver a participação de representantes do setor privado dos dois países.
Para o governo brasileiro, o acordo com o Canadá tem potencial de ampliar o acesso a mercados, reduzir barreiras comerciais e diversificar destinos das exportações nacionais. Segundo informações oficiais, a parceria pode ainda estimular investimentos sustentáveis, facilitar o comércio e estabelecer regras sanitárias, fitossanitárias e de inovação. O Canadá ocupa a sétima posição entre os destinos das exportações brasileiras.