CI

Largada da soja está atrasada: E agora?

No Paraná, o temor de repetir os erros da temporada passada pesa na decisão



No Paraná, o temor de repetir os erros da temporada passada pesa na decisão No Paraná, o temor de repetir os erros da temporada passada pesa na decisão - Foto: Divulgação

O plantio da safra 2025/26 já está autorizado nas regiões mais precoces do Paraná e será liberado em Mato Grosso na próxima semana. Mesmo assim, os produtores não demonstram pressa para entrar em campo. As informações são de Marcos Rubin, CEO e Fundador da Veeries.

No Paraná, o temor de repetir os erros da temporada passada pesa na decisão. Muitos agricultores que plantaram cedo enfrentaram um veranico logo após a semeadura, o que comprometeu o desenvolvimento inicial das lavouras. Esse receio ficou evidente durante o evento Caminhos da Soja, realizado no Norte e no Oeste do estado na semana passada, com participação da equipe da Veeries. A maioria dos produtores afirmou que só deve iniciar os trabalhos depois do dia 10 de setembro, aguardando maior segurança climática.

Já em Mato Grosso, a cautela se justifica por outros fatores. Embora o calendário abra oficialmente no dia 07, a regularização das chuvas é esperada apenas após o dia 15. Além disso, em várias áreas ainda está em andamento a colheita do algodão safrinha, o que mantém os agricultores divididos entre finalizar a atual operação e iniciar o novo ciclo da soja. Essa sobreposição de atividades tende a segurar o ritmo inicial da safra.

Apesar do compasso de espera, de acordo com ele, tanto no Paraná quanto em Mato Grosso ainda há espaço para um plantio dentro da normalidade, podendo até ocorrer alguma antecipação, mas em ritmo mais controlado. Cenários distintos, mas um mesmo dilema se impõe aos produtores: seguir estritamente o calendário ou confiar nos sinais do campo e do clima.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.