IA automatiza análise de germinação de sementes
A identificação dos lotes por QR codes aumenta a rastreabilidade

Uma nova tecnologia com inteligência artificial e automação está sendo usada para melhorar a avaliação da germinação de sementes e o crescimento de plântulas em casas de vegetação. O sistema utiliza câmeras de alta resolução para capturar imagens que são analisadas por algoritmos, permitindo medir indicadores como cobertura foliar, número e uniformidade das plântulas, além do Índice de Velocidade de Emergência (IVE).
Com escaneamentos diários e operação remota, o processo se torna até 20 vezes mais rápido do que o método manual tradicional. A identificação dos lotes por QR codes aumenta a rastreabilidade e reduz erros, enquanto os dados ficam disponíveis na nuvem para acompanhamento em tempo real e armazenamento histórico.
Essa abordagem traz mais padronização e agilidade para análises de qualidade no setor de sementes, beneficiando desenvolvedores, multiplicadores e laboratórios certificadores. O uso dessa tecnologia pode contribuir para acelerar a entrega de sementes com melhor qualidade ao agricultor. A solução foi desenvolvida por uma startup de Piracicaba (SP), que focou na automação completa do processo para aumentar a eficiência das avaliações em ambientes controlados.
"O grande diferencial da Phenosync é a automação completa. O sistema armazena as coordenadas de cada unidade a ser avaliada e executa os ‘scans’ nos horários definidos. Um escaneamento completo de uma casa de vegetação de 21m x 7m (cerca de 550 unidades com até 100 sementes cada) leva cerca de 60 minutos", explica Fernando Hinnah, cofundador da empresa. "Com nossa tecnologia, é possível realizar análises até 20 vezes mais rápido do que o método tradicional, com padronização total e rastreabilidade desde o plantio até a avaliação final”, completa Gustavo Bilibio, gerente comercial da empresa.