CI

Gripe aviária: casos suspeitos de H5N1 na Bahia são descartados

Casos em Ilhéus e Aurelino Leal foram descartados



Foto: Pixabay

A Bahia permanece sem registros de gripe aviária (H5N1), tanto em aves silvestres quanto em animais confinados, segundo informações divulgadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab).

Os dois casos suspeitos que estavam sob investigação nos municípios de Ilhéus e Aurelino Leal foram descartados após análise do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “As amostras encaminhadas foram analisadas e não apresentaram resultado positivo para H5N1”, informou a Adab.

Mesmo com a confirmação negativa, o órgão mantém as ações de vigilância ativa no território baiano. De acordo com o corpo técnico da Adab, a atenção está voltada principalmente para a identificação e atendimento de casos de Síndrome Respiratória e Nervosa (SRN) em aves. As equipes seguem orientando produtores e trabalhadores rurais sobre medidas de biossegurança na avicultura, destacando a importância de evitar contato com aves doentes, mortas ou com seus dejetos.

Para comunicar suspeitas, a Adab disponibiliza canais de atendimento no site adab.ba.gov.br, pelos telefones (71) 3194-2098/2099 ou presencialmente em um dos 383 escritórios do órgão distribuídos pelo estado.

Nos casos em que forem observadas aves silvestres com sintomas respiratórios ou nervosos, a orientação é entrar em contato com o Disque Fauna do INEMA, pelo número (71) 99661-3998. Se houver contato humano com aves potencialmente infectadas, o encaminhamento deve ser feito à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), por meio do e-mail: [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.