Tecnologias autônomas ganham destaque na Agritechnica
Entre os destaques da feira estarão plataformas multifuncionais

A Agritechnica 2025, maior feira mundial de máquinas agrícolas, será realizada entre 9 e 15 de novembro em Hanover, Alemanha, com o tema “Touch Smart Efficiency”. Organizada pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG), o evento terá como grande destaque a agricultura autônoma e semiautônoma, apresentando soluções que vão desde robôs de campo de alta precisão até kits que transformam tratores convencionais em máquinas autônomas.
O uso de tecnologias como GPS, câmeras, sensores e inteligência artificial já está revolucionando o manejo agrícola, permitindo tarefas como semeadura, adubação, capina e proteção de cultivos com mínima intervenção humana. Segundo a DLG, robôs de campo já conseguem diferenciar culturas de ervas daninhas ainda na fase de plântula, realizando capinas com precisão milimétrica. Embora trabalhem em baixa velocidade, podem operar continuamente 24 horas por dia, economizando até 80% do tempo em comparação com o trabalho manual.
Entre os destaques da feira estarão plataformas multifuncionais capazes de executar toda a cadeia produtiva, do plantio à colheita, inclusive em fruticultura. Fabricantes como Claas, John Deere, Case e Fendt apresentarão novas gerações de máquinas inteligentes, além de kits de automação para frotas já existentes. Pesquisadores do Fraunhofer IOSB também mostrarão soluções de controle remoto de tratores a longas distâncias, de até 200 quilômetros.
O pavilhão Digital Farm Center, no Hall 21, será um dos pontos centrais do evento, reunindo demonstrações práticas, debates técnicos e apresentações sobre digitalização, automação, IA e regulamentação. Apesar dos avanços, ainda persistem desafios como a falta de cobertura de internet no campo e a definição de normas de segurança para a circulação de tratores autônomos.