Lavouras de trigo mantêm potencial produtivo
Estado projeta produtividade do trigo em 2.997 kg/ha

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (11) pela Emater/RS-Ascar, “a evolução das lavouras de trigo segue adequada, e 55% estão no final do ciclo vegetativo, especialmente em alongamento do pseudocaule e em desenvolvimento das bainhas foliares, que sustentarão a espiga; 30% estão em floração; e 15% em enchimento de grãos”. O órgão informou que “o estado geral das plantas nessas diferentes fases está satisfatório, compatível com o desejável no ciclo da cultura”.
O informativo destacou que “a permanência de elevado teor de umidade no solo, decorrente das chuvas frequentes, tem dificultado o manejo fitossanitário, principalmente a aplicação de fungicidas preventivos”. Segundo a Emater/RS-Ascar, “apesar das dificuldades operacionais, a sanidade da cultura está apropriada na maior parte das regiões”.
Ainda conforme a entidade, “o potencial produtivo segue promissor em razão do bom estande de plantas e das temperaturas amenas, que favorecem o ciclo da cultura”. No entanto, “os triticultores reforçaram o monitoramento das fases reprodutivas, dado o risco de incidência de doenças fúngicas, que podem comprometer tanto a produtividade quanto a qualidade industrial dos grãos”. A Emater/RS-Ascar projetou “a área cultivada no Estado em 1.198.276 hectares e a estimativa de produtividade em 2.997 kg/ha”.