Semente de alto potencial precisa de tecnologia
"Pequenas modificações na taxa de aplicação por hectare fazem a diferença"

A produtividade de uma lavoura começa na semente, mas depende de muito mais do que genética. Fatores ambientais como solo, clima e o manejo fitossanitário também são decisivos para o desempenho das culturas. Pensando nisso, a Conceito Agrícola, empresa do Grupo Conceito, desenvolveu a Solução Escudo, um serviço completo de inteligência em tecnologia de aplicação para auxiliar o produtor durante toda a safra.
“Com o diagnóstico técnico e a avaliação de todos esses dados e fatores, conseguimos fazer recomendações personalizadas para cada produtor e realizar ajustes em tempo real. Pequenas modificações na taxa de aplicação por hectare, no posicionamento da barra do pulverizador ou até mesmo pensando nas condições do vento fazem grande diferença nos resultados. Para atingir a principal área da planta, que é o terço inferior, precisamos de gotas menores, principalmente em culturas anuais, como a soja, milho, feijão e sorgo”, afirma Thiago Clemente, especialista em Tecnologia de Aplicação da Conceito Agrícola.
A Solução Escudo também inclui a desinfecção de pulverizadores com escovas rotativas e produtos alcalinos, evitando contaminações cruzadas. Um estudo do Instituto Goiano do Algodão (IGA) mostrou ganho de até 1,15 sacos de soja por hectare com a tecnologia, que ainda contribui para reduzir a tensão superficial da calda, minimizar deriva e espuma e otimizar a emulsificação das misturas no tanque.
Produtores como Lucas Vicente Menegatti, de Rio Verde (GO), relatam economia de insumos e maior rendimento operacional. Com a equipe especializada da Conceito Agrícola, a segurança também é reforçada, e ao final de cada safra é gerado um relatório estratégico com foco em sustentabilidade ambiental e financeira.