CI

Ação apreende 300 toneladas de fertilizante sem registro

Fábrica é autuada por fertilizante irregular em São Paulo



Foto: Divulgação

Uma empresa de Pederneiras, no interior de São Paulo, foi suspensa pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) após ser flagrada produzindo fertilizantes orgânicos sem registro junto ao órgão. A ação ocorreu na terça-feira (29), a partir de uma denúncia feita na Ouvidoria do ministério, e contou com a fiscalização da regional de Araraquara.

Segundo o Mapa, a indústria não possuía registro de estabelecimento nem de produtos, além de não apresentar licença ambiental para funcionamento. “A empresa foi suspensa e está impedida de produzir fertilizantes até que regularize a situação no prazo de 30 dias”, informou o ministério.

Durante a fiscalização, os agentes apreenderam 300 toneladas de fertilizantes a granel, 36.425 quilos de produtos ensacados e 3.000 embalagens vazias. A empresa também foi autuada e responderá a processo administrativo fiscal para apuração das irregularidades.

O Mapa alertou que fertilizantes orgânicos produzidos sem registro não possuem confiabilidade e podem trazer riscos aos agricultores. “Esses produtos podem conter contaminantes biológicos como salmonela, coliformes termotolerantes e ovos viáveis de helmintos, além de metais pesados tóxicos, dependendo das matérias-primas utilizadas”, destacou o ministério.

De acordo com o órgão, o uso desses produtos pode resultar em contaminação de alimentos e desequilíbrio fisiológico das plantas. Sem a licença ambiental, também não há garantia de que a produção ocorra de forma segura ou sem impacto ambiental.

O ministério reforçou que a plataforma Fala BR, disponível no site oficial, é um canal para denúncias, elogios, solicitações ou sugestões, que podem ser feitas de forma anônima ou identificada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.