Feira AgroBrasília 2025 recebe palestras sobre apicultura e direito no agro
Feira AgroBrasília 2025 ocorrerá entre os dias 20 a 24 de maio

O segundo dia de evento da edição de 2025 da Feira AgroBrasília recebeu palestras que convergem aos direitos dos empresários do agronegócio, com foco na segurança jurídica e no segmento de apicultura, com destaque para a palestra ministrada pela Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), por meio da bióloga Vera Fonseca.
O presidente da CBA, Sérgio Farias, e a bióloga especializada no estudo de abelhas e outros insetos polinizadores e docente da Universidade de São Paulo (USP), Vera Lucia Imperatriz Fonseca, ministraram aos agricultores sobre as particularidades técnicas e benefícios da apicultura para o agronegócio, às 16 horas, no auditório anexo do Buriti, nesta quarta-feira (21).
“O seminário nacional busca implementar políticas públicas para a polinização das culturas, do café ao tomate. Quanto mais abelha, maior a produção. Se a abelha não visitar, o pé produz menos”, afirmou o presidente da CBA, Sérgio Farias. “A polinização, o apicultor, e o agricultor, são temas que devem estar casados, andar juntos. A partir desse seminário, na AgroBrasília, a gente tem expectativa de deslanchar ainda mais as políticas públicas do setor”, celebrou Farias.
Vera Lucia Fonseca acompanha o projeto de polinização desde os anos 90, bem como sua implementação, e ainda destaca a importância da polinização no setor do agronegócio: “O clima tem mudado muito mais rápido do que esperávamos. Vamos mostrar para onde vão essas abelhas polinizadoras específicas do agro, e para onde elas vão para os próximos 40 anos”, revelou.
O deputado Roosevelt Vilela adotou a bandeira da apicultura e do agronegócio como um dos seus temas de mandato, e busca trazer inúmeros financiamentos e ações ao setor. Um deles é justamente o de apicultura, que busca conversar mais com o agro, já que pode aumentar ainda mais a produção do segmento. “Aqui no nosso quadradinho a gente tem que aproveitar o espaço para criar e aumentar a apicultura. Estamos dispostos a ajudar cada vez mais. Esse segmento se encaixa perfeitamente no DF”, afirmou o deputado Roosevelt Vilela.
“Parabéns mesmo, que a gente avance nesse grande setor. É uma atividade rentável que com certeza vai trazer muita alegria e prosperidade para cada um de vocês”, afirmou o secretário da SEAGRI-DF, Rafael Bueno, durante o evento.
Compareceram ao evento o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (SEAGRI-DF), Rafael Bueno, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Cleison Duval, e a subsecretária de ações temáticas e participação política da secretaria da mulher, Dayanne Timóteo.
Outro destaque da programação do auditório
Os agricultores e empreendedores de todos os tamanhos puderam presenciar a palestra “aspectos legais e segurança jurídica no agronegócio”, ministrada pelos advogados Taizo Gentil, Heloisa Fabiani e Cláudia Tama, às 14 horas, no auditório anexo do Buriti.
O advogado da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e especialista em direito empresarial, agronegócio e advocacia extrajudicial, Taizo Gentil, ressaltou a importância da presença jurídica na Feira AgroBrasília e destacou também a dificuldade dos pequenos e médios agro empresários na hora de expandir suas empresas:
“É uma honra estar aqui com vocês, na Feira AgroBrasília. Vamos falar principalmente da importância do jurídico do Agronegócio, para que ele possa ser feito com melhor qualidade. A principal deficiência são dos pequenos e médios agricultores, que são empresas do agro e, quando precisam galgar passos maiores, nem sempre estão resguardados juridicamente”, explicou Gentil.
A advogada especialista em direito empresarial, Heloisa Fabiani, analisou o cenário jurídico no que diz respeito ao agronegócio, e considerou a necessidade de “reinvenção” por parte do direito por conta da expansão contínua do segmento. “O agro, antigamente, o universo jurídico era muito atrelado ao direito agrário. Com a atualização do conceito de agronegócio, expandiu-se essa ideia e o ordenamento jurídico precisa de reacomodar e entender esses aspectos para apoiar e ajudar o crescimento do setor”, afirmou Heloisa Fabiani.
A advogada especialista em direito no agro, Cláudia Tama, celebrou a presença na Feira AgroBrasília, e enfatizou a expansão contínua do segmento e do evento, que chega à sua 16a edição. “Estar na Feira AgroBrasília é muito bom. Fiquei chocada com o tamanho, a modernidade, e principalmente a inovação que a feira consegue passar. Nos sentimos muito privilegiados e felizes de estar aqui”, completa Cláudia Tama.
Informações AgroBrasília
O público presente pôde aproveitar os stands, apresentações e palestras, comércio e até mesmo se deliciar com alimentação de ponta dos pequenos agricultores, restaurantes, e fazer test-drives de veículos automotivos.
Realizada anualmente, a AgroBrasília reúne produtores rurais, empresas, instituições de pesquisa e autoridades do setor, promovendo inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável no campo. A programação da feira segue até o final da semana, se encerrando no próximo sábado (24), com diversas atividades voltadas para o fortalecimento da agricultura e pecuária nacional.
Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a Feira AgroBrasília 2025 ocorrerá entre os dias 20 a 24 de maio, com entrada gratuita, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (localizado na BR 251 km 5 - PAD-DF, Brasília, Distrito Federal). Neste ano a Feira já conta com o patrocínio do Banco de Brasília (BRB), Bradesco, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), All Rede, e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).
Serviço
Feira AgroBrasília 2025
Data: terça-feira a sábado – 20 a 24 de maio
Horário: 8h30 às 18h
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 - PAD-DF