CI

Porto do Açu realiza primeira exportação de milho do Mato Grosso

Primeira operação do estado movimentou 25 mil toneladas de milho Non-GMO


Foto: Governo Federal

O Porto do Açu, localizado no norte do Estado do Rio de Janeiro, realizou em setembro a primeira exportação de carga oriunda do Mato Grosso. Foram embarcadas 25 mil toneladas de milho não transgênico (Non-GMO) provenientes do Leste do estado, com destino à Europa.

A operação ocorreu no Terminal Multicargas (T-Mult), que, segundo o Porto do Açu, “já movimentou mais de 20 diferentes tipos de carga desde o início de sua operação”. Para manter as características do milho Non-GMO, o terminal informou que o produto não pode ter contato com grãos transgênicos nos armazéns. Atualmente, o T-Mult dispõe de dois armazéns cobertos em área alfandegada, com capacidade estática total de 60 mil toneladas, além de outros dois armazéns na retroárea do terminal, com a mesma capacidade.

O diretor comercial e de terminais do Porto do Açu, João Braz, afirmou que “a abertura desse novo corredor logístico para o escoamento de cargas do Mato Grosso é um passo importante para aumentarmos a eficiência no transporte de grãos brasileiros. No Açu temos flexibilidade para desenvolver soluções logísticas sob medida, com uma operação 100% privada que garante confiabilidade, eficiência e segurança. Além disso, oferecemos tempos mínimos de espera para atracação, pranchas acima da média do mercado e agilidade no atendimento rodoviário”.

Segundo dados, no primeiro semestre o T-Mult movimentou 1,2 milhão de toneladas, volume 45% maior do que no mesmo período do ano passado. Ainda em 2025, a área de cais operacional do terminal contará com 500 metros, calado de 13,1 metros e um segundo berço para operar simultaneamente dois navios do tipo Panamax, com capacidade para transportar até 75 mil toneladas cada.

A capacidade de movimentação do terminal deverá alcançar 2,7 milhões de toneladas ao ano. Considerando a expansão da área de armazenagem, o Porto do Açu projeta duplicar esse volume nos próximos anos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.