Queda no preço do arroz acende alerta no setor e pode impactar próxima safra
Cadeia produtiva busca equilíbrio para produtores, indústrias e consumidores

A queda nos preços do arroz, influenciada pelo aumento da oferta interna e por oscilações do mercado internacional, tem gerado preocupação no setor orizícola. Para o Sindicato das Indústrias de arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) as constantes variações do preço afetam diretamente o estoque das indústrias e podem impactar até mesmo na próxima safra. Pensando em evitar ainda mais desgaste, a entidade avalia que o equilíbrio entre produtores, indústrias e consumidores seria o ideal para a manutenção de toda a cadeia produtiva.
Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 12,3 milhões de toneladas de arroz neste ano, um número consideravelmente maior do que as 11,7 milhões de toneladas estimadas inicialmente. Um cenário de superoferta que também se repete no Mercosul. Segundo números do AgroDados Inteligência em Mercados de Arroz, a expectativa inicial era de até 16,5 milhões de toneladas para os países do bloco (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), mas a produção superou os 17 milhões de toneladas.
Conforme alertam os presidentes do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, e da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), Renato Franzner, o aumento significativo gerou estoques elevados em toda a cadeia. Ao mesmo tempo, observa-se uma redução no consumo interno, especialmente entre as novas gerações, o que agrava ainda mais o desequilíbrio entre oferta e demanda.
O cenário se torna ainda mais desafiador, conforme Rampinelli, com a reabertura das exportações de arroz pela Índia e o aumento da competitividade dos Estados Unidos no mercado global. Diante do câmbio desfavorável, o Brasil optou por reduzir suas exportações, o que pressionou os preços internos, que chegaram a recuar para a casa dos R$ 60 a saca de 50 kg em algumas semanas.
Impactos na safra 25/26
A semeadura da safra 2025/26 deve começar entre agosto e setembro, podendo se estender até outubro em algumas regiões. No entanto, de acordo com o presidente do SIndArroz-SC, o atual contexto pode desestimular os produtores a investirem na lavoura, o que comprometeria a eficiência produtiva.
“Santa Catarina poderá manter sua produtividade, desde que o clima se mantenha favorável. Porém, diante dos preços baixos, os agricultores devem buscar alternativas para reduzir custos, especialmente no uso de insumos essenciais como adubo e ureia, o que pode afetar a qualidade da produção”, afirma Rampinelli.
As indústrias e a pressão do mercado
As indústrias orizícolas, elo fundamental entre o campo e o consumo, enfrentam pressão tanto de produtores quanto do varejo. Com margens reduzidas e estoques elevados, as empresas operam em um ambiente de alta complexidade e buscam soluções para manter sua competitividade.
“As indústrias precisam trabalhar e vender. Até a próxima safra, devemos permanecer em um empate, mas precisamos de preços mais atrativos para o próximo ciclo, pensando também nos produtores, pois estamos ao lado deles. Queremos que o preço do arroz reaja e se mantenha justo, sem tantos picos para cima ou para baixo. Hoje, as indústrias estão com margens apertadas e baixo resultado, mas precisamos acreditar que haverá recuperação”, enfatiza o presidente do SindArroz-SC.
Caminhos para restabelecer o preço
Na avaliação do presidente da Abiarroz, o Brasil possui dois caminhos para tentar equilibrar o preço do arroz para toda a cadeia produtiva: escoar ou reter a produção. A primeira alternativa envolve o programa “Brazilian Rice”, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que pensando em aumentar as exportações, já abriu mercados na América Latina e também possui tratativas em andamento com países da África e no Oriente Médio. Já a segunda alternativa seria a criação de um estoque regulador, por meio de compras governamentais realizadas pela Conab, a serem usadas em eventuais períodos de frustração em safras futuras.
Além disso, uma campanha nacional de incentivo ao consumo será lançada pela Abiarroz em setembro, com foco nas novas gerações, resgatando o valor cultural, nutricional e social do arroz. “Estruturamos um fundo para essa ação e acreditamos que a sensibilização da sociedade é fundamental para garantir a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva”, conclui Franzner.