CI

TO: abertura da temporada de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais

O prazo para a colheita foi definido até o dia 20 de setembro


Foto: Pixabay

De acordo com o divulgado pelo Governo o Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) anunciou que a partir deste sábado, 20 de abril, está oficialmente aberta a janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais do estado. Essa temporada de plantio se estenderá até o dia 31 de maio, abrangendo os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré. O prazo para a colheita foi definido até o dia 20 de setembro.

O plantio excepcional de soja semente nessas áreas é realizado mediante autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), destinado a finalidades específicas como pesquisa/ensino, produção de sementes e reserva de semente para uso próprio, conforme as regulamentações vigentes. De acordo com dados da safra de 2023, a área cultivada com soja atingiu 69.572 hectares.

Conforme divulga o Governo de Tocantins, o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da Adapec, Cleovan Barbosa, explicou que os sojicultores que forem cultivar soja naquela região deverão solicitar antecipadamente o pedido à Adapec, por meio da apresentação do cadastro de propriedade, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras. “O download dos documentos necessários para o cadastro está disponível no site da Adapec, bastando preencher os formulários e, posteriormente, entregar esta documentação em um escritório da Agência”, ressaltou. 

Um dos principais desafios enfrentados pelos produtores de soja é a Ferrugem Asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Essa praga representa uma ameaça para as plantações, disseminando-se rapidamente entre as lavouras por meio do vento. Os danos provocados incluem a desfolha precoce das plantas, o que pode resultar em uma redução considerável na produtividade, afetando diretamente a qualidade e quantidade dos grãos de soja colhidos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.