CI

Cenário global incerto pressiona juros no Brasil

O dólar também perdeu força



O dólar também perdeu força O dólar também perdeu força - Foto: Pixabay

No último dia 7 de maio, o Federal Reserve (Fed) manteve a taxa básica de juros dos EUA entre 4,25% e 4,50%, conforme já precificado pelo mercado. Apesar da pressão do presidente americano por cortes que estimulem a economia, a expectativa é de que reduções ocorram apenas a partir do terceiro trimestre, podendo chegar a 0,75 ponto percentual, a depender dos efeitos das tarifas comerciais impostas globalmente.

Nesse ambiente de incerteza, commodities como petróleo e minério de ferro registraram queda. O petróleo sofreu com anúncios da OPEP de aumento na produção e risco de queda no consumo global. Já o minério foi pressionado pela possível desaceleração da economia chinesa, apesar dos estímulos internos. Segundo Guilhermo Marques, diretor da Hedgepoint, o receio com a guerra comercial e tensões geopolíticas tem impulsionado a valorização do ouro, que subiu 4,89% entre 2 e 7 de maio, passando de US\$ 3.243,30 para US\$ 3.401,94.

O dólar também perdeu força, com o índice DXY caindo 1,3% nas últimas semanas. A tendência de desvalorização frente a moedas emergentes é puxada pela diversificação de reservas por bancos centrais, expectativa de queda nos juros dos EUA e maior fluxo de capital para países como Brasil e México, onde os juros seguem elevados.

No Brasil, o Copom elevou a Selic para 14,75% ao ano, em sua sexta alta consecutiva. O movimento visa controlar uma inflação de 5,5% registrada em março, acima da meta de 3% do CMN. A autoridade monetária segue pressionada por um cenário fiscal frágil, com dívida pública próxima de 62% do PIB, e por fatores estruturais que sustentam a inflação, como preços administrados e instabilidade nos custos de energia.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.