Austrália prevê colheitas fortes de trigo e cevada
O FAS prevê um declínio na produção de trigo

De acordo com o relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA, a Austrália está bem posicionada para uma colheita forte de trigo e cevada no ano comercial de 2025-26. As condições iniciais da estação em Nova Gales do Sul, Queensland e Austrália Ocidental são favoráveis, indicando um bom potencial de produção. Em contrapartida, algumas regiões, como a Austrália do Sul e o oeste de Victoria, enfrentam seca, com baixa umidade do solo e chuvas limitadas neste outono. Ainda assim, há tempo suficiente até o final de junho para que chuvas possam sustentar o plantio nessas áreas.
O FAS prevê um declínio na produção de trigo e cevada para a próxima temporada, mas os números ainda estarão acima da média dos últimos 10 anos. A produção de trigo está projetada em 31 milhões de toneladas, abaixo dos 34,1 milhões do ano anterior, mas superior à média de 27,6 milhões de toneladas dos últimos 10 anos. A produção de cevada deverá ser de 12,5 milhões de toneladas, uma redução de 500 mil toneladas, mas 6% acima da média histórica.
As exportações de trigo da Austrália para 2025-26 estão projetadas em 23 milhões de toneladas, uma queda de 3 milhões devido à produção menor. O consumo de trigo deve aumentar para 8,1 milhões de toneladas, impulsionado pela demanda do setor de ração animal. Já as exportações de cevada devem atingir 6,5 milhões de toneladas, uma queda, mas o consumo crescerá devido ao aumento na demanda por ração, especialmente no confinamento de gado. A produção de sorgo deve aumentar para 2,5 milhões de toneladas, enquanto a de arroz beneficiado cairá para 230 mil toneladas, uma redução de 39%.