Colheita de caqui acelerada na região de Caxias do Sul
Colheita de caqui da safra está em pleno andamento
Nesta quinta-feira (02/05), o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), destacou que na região administrativa de Caxias do Sul a colheita de caqui da safra está em pleno andamento, com os produtores acelerando o processo, apesar das chuvas frequentes que têm sido registradas na maioria dos pomares.
O objetivo principal dos produtores é reduzir as perdas decorrentes da antracnose, um problema cuja intensidade é alta nesta safra. No entanto, a aplicação de fungicidas não tem surtido o efeito desejado. Além disso, outra causa de perdas significativas, especialmente na cultivar Fuyu, também conhecida como Chocolate Branco, é o descolamento do cálice, um distúrbio fisiológico natural e consideravelmente severo nesta safra.
Este descolamento é atribuído ao crescimento acima da média dos frutos, influenciado pela baixa carga e pela constante umidade do solo, o que leva à liberação de doses mais elevadas de nitrogênio. Apesar desses desafios, o fluxo comercial registrou uma leve retração, porém, ainda se mantém em patamares considerados aceitáveis pelos produtores.
O preço médio de comercialização do caqui na região varia de R$ 4,50 a R$ 5,00 por quilo, destacando-se como uma cultura de relevância econômica na região de Caxias do Sul.