CI

Queda nos preços dos combustíveis

Etanol registra maior queda no mês, mas segue como o combustível com maior alta anual



Foto: Divulgação

Cinco dos seis combustíveis monitorados nacionalmente apresentaram queda nos preços médios em junho, segundo dados atualizados do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, desenvolvido pela Veloe em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O destaque ficou com o etanol, que teve redução de 1,6% no mês. O diesel comum recuou 1,5%, seguido pelo diesel S-10 (-1,4%), gasolina comum (-0,8%) e gasolina aditivada (-0,6%). O único combustível que teve alta foi o Gás Natural Veicular (GNV), com leve aumento de 0,1%.

A pesquisa traz um panorama nacional e mostra que, apesar da queda pontual registrada em junho, o primeiro semestre de 2025 fechou com aumento de preços para quatro dos seis combustíveis. O etanol lidera esse movimento, com alta de 3,4%, seguido pela gasolina comum (+1,6%), gasolina aditivada (+1,5%) e o GNV (+1,3%). Já o diesel foi na contramão: o tipo comum teve retração de 1,5%, enquanto o S-10 caiu 1,3%.

No comparativo dos últimos 12 meses, os preços médios dos combustíveis subiram em todos os casos. O etanol teve a maior variação, com aumento de 11%, consolidando-se como o combustível com a maior pressão inflacionária no período. Em seguida, aparecem a gasolina comum e aditivada, ambas com elevação de 6,6%, além do diesel S-10 (+2,0%), diesel comum (+1,8%) e GNV (+1,1%).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.