CI

Frente fria ameaça colheita de soja no Sul

Previsão indica chuvas torrenciais, com mais de 100 mm, no sul do país


Extensa frente fria está influenciando as condições de tempo entre a região Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil Extensa frente fria está influenciando as condições de tempo entre a região Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil - Foto: Freepik

A presença de uma extensa frente fria ao sul do continente garante uma segunda-feira chuvosa no centro-sul do Brasil, auxiliando também na canalização das instabilidades ao sul da região Norte.

Essa frente fria promete trazer acumulados acima dos 100 mm em 24 horas, especialmente em áreas da região sul, que já estão sendo acometidas pelos grandes volumes de chuva.

Essas chuvas persistentes, devem trazer limitações no avanço da colheita da soja no estado Gaúcho, que historicamente colhe mais tarde.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Os corredores de umidade também contribuem com a formação de nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste e sul da região Norte do Brasil. 

Além disso, a Zona de convergência ainda deve atuar de forma significativa no litoral norte, entre o Amapá e Ceará, com possibilidade de acumulados acima dos 20 a 40 mm nessas áreas. 

Outro sistema de chuvas que deverá se tornar mais comum ao longo dos próximos meses são as Ondas de Leste na costa leste do Nordeste, favorecendo a ocorrência de chuvas volumosas no Recôncavo Baiano. 

Contudo, uma massa de ar seco ainda deve influenciar as condições de tempo no centro do Brasil, impedindo a formação de nuvens carregadas ao sul do MATOPIBA, Goiás e na região Sudeste.

Embora não sejam previstas temperaturas muito elevadas.

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

De maneira geral, as chuvas deverão ser muito irregulares na região. Entretanto, os corredores de umidade alinhados com uma frente fria ao sul do continente devem contribuir com a formação das nuvens carregadas sobre Rondônia, sudeste do Amazonas e sul do Pará. Paralelamente, a ZCIT garante um quadro de chuvas volumosas sobre o Amapá e norte do Pará. Já ao norte de Roraima, a previsão indica o predomínio de tempo firme.

 

Região Nordeste

Se comparado às últimas semanas, a intensidade da ZCIT será menor nesta segunda-feira, porém ainda são esperadas pancadas localmente fortes ao norte da região, como ao norte do Maranhão, norte de Piauí e Ceará. Além disso, as “ondas de leste” começam a influenciar o leste da região, trazendo instabilidades do oceano para toda a faixa leste da Bahia, com atenção para o Recôncavo Baiano, onde as projeções indicam mais de 40 mm de maneira pontual. Por outro lado, a metade oeste da Bahia segue com previsão de tempo firme, assim como o sul do Piauí. Nesta região além das temperaturas mais elevadas, espera-se menores índices de umidade. 

 

Região Centro-Oeste

Os corredores de umidade estarão alinhados com a frente fria ao sul do continente, contribuindo com a grande disponibilidade de vapor para formação das nuvens carregadas. Os maiores volumes devem se concentrar ao sul do Mato Grosso do Sul, com acumulados que devem variar na casa dos 20 mm, ainda que algumas trovoadas isoladas possam surgir ao norte de Mato Grosso, trazendo acumulados na ordem dos 50 mm. Por outro lado, uma massa de ar seco deve influenciar as condições de tempo sobre o estado de Goiás e no extremo leste de Mato Grosso, onde o tempo deve ser firme. As temperaturas na região devem ficar na casa dos 30°C, mesmo com a maior presença do Sol.

 

Região Sudeste

A presença de uma massa de ar seco impede o avanço da frente fria do sul do país para a região sudeste. Deste modo, a semana deve começar com tempo firme em grande parte da região, com destaque para o norte de São Paulo, quase todo o estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Algumas instabilidades da frente fria até podem influenciar as condições de tempo ao sul de São Paulo, trazendo acumulados entre os 10 e 15 mm de maneira pontual e isolada. O mesmo será observado sobre o estado do Espírito Santo, onde as projeções indicam a possibilidade de algumas pancadas isoladas e passageiras, mas com volumes inferiores aos 10 mm.  Mesmo com o tempo mais firme na região, espera-se temperaturas amenas no período da tarde.

 

Região Sul

Uma extensa frente fria atua no sul do continente, influenciando a região sul do Brasil, trazendo condições de chuvas intensas e persistentes. Há alertas para o sudoeste do Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem superar os 100 mm ao longo de 24 horas e em uma ampla região do estado. Apesar do grande volume previsto, não são esperadas condições de tempo adverso na região, exceto pelos volumes. As instabilidades devem ocorrer nos três estados do sul, com possibilidade de acumulados acima dos 50 mm no leste de Santa Catarina. Ao passo que no estado do Paraná essas instabilidades devem acontecer na forma de pancadas isoladas e passageiras. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.