CI

Pesca: produtores se preparam para a Semana Santa

Produtores estão repovoando os tanques com alevinos


Foto: Depositphotos

Produtores da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim estão concentrando esforços no repovoamento de tanques com alevinos, destacando espécies como carpa, jundiá, lambari, tilápia e trairão. Segundo relatório do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a demanda por alevinos de carpa e jundiá teve um aumento durante a última semana.

Enquanto isso, em Ijuí, iniciaram-se os preparativos para a despesca de carpas visando à produção de cortes para a Semana Santa. Para garantir um processo sem percalços, está sendo adotada a redução da alimentação nos tanques programados para a despesca, visando evitar a mortalidade durante o processo.

Na região de Passo Fundo, uma despesca acompanhada de comercialização em pequena escala foi realizada recentemente, sem que problemas sanitários tenham sido identificados durante esse período.

Enquanto os produtores se preparam para a Semana Santa, período crucial para a comercialização, em Porto Alegre, e em Santa Rosa, os preparativos estão em pleno andamento. No entanto, na última, o arraçoamento dos peixes precisou ser reduzido pela metade devido às altas temperaturas, limitando-se à tarde. Apesar do calor, não houve registros de mortes de peixes, e a ocorrência de lernea, um parasita, tem sido esporádica, sendo os aeradores acionados nos momentos críticos para garantir a oxigenação dos tanques.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Pelotas, em São José do Norte, a despesca do camarão continua, porém, pescadores profissionais reclamam da escassez do crustáceo na Lagoa dos Patos, optando pela pesca da tainha como alternativa de renda. Em Pelotas, uma reunião com 35 feirantes discutiu a comercialização durante a Semana Santa, em meio à dificuldade financeira causada pela falta de captura do camarão. Na Lagoa Mirim, a pesca está em baixa, com pouca captura e falta de peixe na lagoa, enquanto na Lagoa do Peixe, a safra de camarão segue em bom ritmo devido à escassez do crustáceo na Lagoa dos Patos.

Enquanto a temporada de pesca de cabo foi aberta em 15/03 em Porto Alegre, muitos pescadores ainda não colocaram as redes devido ao tempo desfavorável. Nas águas doces, a temporada de pesca abriu em 01/02 e tem apresentado bons resultados. Entretanto, na região de Santa Rosa, as chuvas contínuas estão elevando o nível do Rio Uruguai, dificultando a atividade pesqueira e reduzindo a disponibilidade de peixes para comercialização no município.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.