CI

Cerrado dentro da UFSCAR terá preservação permanente

Local abriga espécies de plantas, aves e mamíferos e estações de pesquisa


Foto: Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS)

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mantém no campus de São Carlos (SP) uma área de Cerrado em que acontecem atividades de ensino, pesquisa, extensão e lazer. A espécie de laboratório a céu aberto conta com 47 hectares. 

Para garantir a preservação do bioma, a Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da universidade solicitou esta área e seus recursos naturais, não sejam explorados e sejam preservados de forma permanente. 

O argumento levou em conta que no estado de São Paulo resta apenas 1% da cobertura original de Cerrado e a área é fundamental para pesquisas em Botânica, Hidrobiologia, Ecologia, Morfologia, Gestão Ambiental, dentre outras. 

O Cerrado da UFSCar fica em uma área urbana e abriga mais de 167 espécies de plantas. Já foram registradas pelo menos 300 espécies de aves, em torno de 20 mamíferos de médio e grande porte, mais de 20 anfíbios, além de uma grande diversidade de macro invertebrados aquáticos e de plantas, muitas das quais de interesse social para a saúde e alimentação. Como exemplo dos mamíferos, há registros da presença do tamanduá-bandeira, da onça-parda, do lobo-guará e do veado-mateiro.

"O Cerrado da UFSCar é um laboratório a céu aberto. Nas próximas décadas, este fragmento de Cerrado será um diferencial. Com esta preservação permanente do Cerrado, trabalhamos de forma real pela proteção deste importante bioma”, destaca a reitora, Profa. Dra. Wanda Hoffmann.

*com informações da assessoria de imprensa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.