CI

Exportações de carnes mantêm tendência de crescimento em Santa Catarina

Santa Catarina continua desempenhando um papel fundamental nas exportações brasileiras de carne


Foto: Pixabay

No acumulado do primeiro bimestre, Santa Catarina registrou um aumento nas exportações de carnes, totalizando 303,5 mil toneladas, o que representa um crescimento de 9,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, as receitas geradas com essas exportações apresentaram uma queda de 4,7%, totalizando US$ 597,6 milhões, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) e disponíveis no Observatório Agro Catarinense, de acordo informações da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina.

O crescimento nas exportações de carne foi impulsionado pelo aumento dos embarques para os principais países compradores de carne de frango e suína. No entanto, a China, um dos principais destinos, registrou uma queda expressiva nas aquisições dessas carnes. O decréscimo nos embarques para o país asiático pode ser atribuído à expansão da pecuária interna chinesa e ao fim das tarifas extras cobradas desde 2019.

Apesar da redução nas exportações para a China, o país ainda se mantém como o principal destino das exportações catarinenses de carne suína, embora com uma participação menor no faturamento em comparação ao ano anterior. A queda no faturamento das exportações de carne pode ser atribuída principalmente à redução do preço da carne de frango no mercado internacional.

Em fevereiro de 2024, Santa Catarina exportou 92,3 mil toneladas de carne de frango e 53,5 mil toneladas de carne suína. Embora a quantidade de carne suína exportada tenha apresentado uma pequena queda em relação ao mês anterior, houve um aumento significativo na comparação com fevereiro de 2023. Quase todos os principais destinos ampliaram suas aquisições em relação ao primeiro bimestre de 2023, destacando-se Filipinas, Chile, Japão e Coreia do Sul.

Santa Catarina continua desempenhando um papel fundamental nas exportações brasileiras de carne, sendo responsável por uma parcela significativa da quantidade e das receitas das exportações de carne de frango e suína nos dois primeiros meses do ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.