Preço da soja atinge alta com demanda internacional e disputa interna
Mercado brasileiro de soja registrou valorização

O mercado brasileiro de soja registrou uma valorização nos preços ao longo da última semana. A combinação entre a alta do dólar, o aquecimento das exportações e a intensificação da concorrência entre compradores internos e externos impulsionou os valores da oleaginosa nos portos e principais regiões produtoras do país.
Segundo informações divulgadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o cenário de alta tem como pano de fundo a firme demanda internacional, especialmente por parte de tradings que buscam completar cargas nos portos brasileiros. Em julho, até o dia 28, o Brasil embarcou 10,44 milhões de toneladas de soja, com uma média diária 12,4% superior à registrada no mesmo mês de 2024. A análise, baseada em dados da Secex, mostra que essa movimentação aquecida levou os prêmios de exportação aos maiores níveis dos últimos três anos.
Ainda de acordo com o Cepea, a elevação das tarifas dos Estados Unidos sobre diversos países pode abrir espaço para um aumento na demanda global pelo complexo soja do Brasil. Com o dólar em valorização frente ao real, a competitividade da soja brasileira no mercado internacional também se intensifica, favorecendo o escoamento da produção nacional e pressionando os preços internos para cima.