CI

Custos e preços desestimulam cultivo de trigo no Paraná

Geadas pontuais não comprometem trigo no estado


Foto: Pixabay

De acordo com o 12º Levantamento da Safra de Grãos do ciclo 2024/25, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que “a colheita de trigo no Paraná teve início pontual em algumas áreas do território paranaense”. A Conab destacou, no entanto, que “as lavouras se concentram, predominantemente, nos estádios de enchimento de grãos e floração”.

A Conab registrou ainda que “a área cultivada apresentou retração em relação ao ciclo anterior”, resultado das “sucessivas frustrações enfrentadas pelos produtores nas últimas safras”, somadas aos preços pagos pelo cereal, que contribuíram para o desestímulo ao cultivo. O órgão acrescentou que “o custo de produção, em contraste com a rentabilidade, aumenta a preocupação dos agricultores quanto ao retorno econômico da atividade”. Segundo a Conab, esse cenário também é influenciado pelo impacto do calendário do trigo sobre o início da semeadura da soja de primeira safra, “influenciando diretamente a tomada de decisão no planejamento agrícola”.

A Conab informou que “durante agosto, as chuvas foram escassas e mal distribuídas em grande parte das regiões produtoras” e que houve “registro de temperaturas baixas, especialmente nas primeiras horas do dia”. O órgão destacou que “a presença de orvalho ajudou a manter certo nível de umidade superficial, favorecendo temporariamente o desenvolvimento das culturas de inverno”. No entanto, diante dos “baixos níveis de umidade no solo observados na maioria das localidades”, a Conab afirmou ser “necessária a ocorrência de precipitações para evitar queda na produtividade”.

Por fim, a Conab avaliou que, “apesar da ocorrência de geadas neste inverno, os danos foram pontuais” porque “a maioria das lavouras se encontrava, no momento da ocorrência do fenômeno, em estágios menos sensíveis ao frio, como o desenvolvimento vegetativo, o que reduziu consideravelmente os efeitos negativos sobre o potencial produtivo”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.