CI

Pecuária ganha destaque em Mato Grosso como alternativa à instabilidade dos preços dos grãos

Diante das flutuações nos preços dos grãos que marcaram o ano de 2023, os produtores agrícolas de Mato Grosso têm buscado novas formas de garantir a estabilidade


Foto: Divulgação

Diante das flutuações nos preços dos grãos que marcaram o ano de 2023, os produtores agrícolas de Mato Grosso têm buscado novas formas de garantir a estabilidade e rentabilidade de seus negócios. Em meio a essa busca por alternativas, a pecuária emerge como uma estratégia sólida de diversificação, especialmente com a adoção de tecnologias que promovem a integração lavoura-pecuária.

Acentuada queda nos preços da soja e do milho tem impelido os agricultores a repensar seus modelos de negócio. Em algumas regiões do Brasil, os preços chegaram a registrar uma queda de até 50%, levando muitos a explorar novas oportunidades. Entre essas oportunidades, a pecuária se destaca como uma alternativa viável, sendo agora tão lucrativa quanto as culturas tradicionais como soja, milho e algodão. Um exemplo concreto desse movimento foi apresentado durante a segunda etapa do 11º Simpósio Nutripura, realizado na Fazenda Santa Terezinha, em Campo Novo do Parecis, no dia 13 de abril. O evento, que reuniu mais de 200 participantes, entre produtores, consultores e jornalistas, destacou o papel da pecuária como estratégia de diversificação.

A propriedade, operada pelo Grupo Piaia, tradicionalmente dedicada à produção de algodão, soja e milho, tem direcionado investimentos na pecuária como forma de ampliar a diversificação e melhorar a saúde dos solos. Com 3 mil hectares destinados à pecuária, o grupo mantém atualmente cerca de 12 mil cabeças de gado em um sistema integrado lavoura-pecuária.

Durante o evento, foram apresentadas todas as soluções desenvolvidas pela Nutripura, que estão em fase de implementação na Fazenda Santa Terezinha, incluindo estratégias para tornar a pecuária mais sustentável, produtiva e lucrativa.

"O trabalho desenvolvido pela Nutripura tem sido fundamental para aprimorar nossa atividade pecuária dentro do Grupo Piaia", ressalta Edilson Piaia, proprietário da fazenda. "Estamos cientes da importância de tratarmos a pecuária com a mesma dedicação que dedicamos às nossas culturas agrícolas, como o algodão e a soja, visando assim uma rentabilidade cada vez mais sólida."

Segundo Luciano Resende, sócio-diretor da Nutripura, é essencial que os produtores interessados na diversificação compreendam a integração lavoura-pecuária em sua totalidade, considerando tanto o sistema de produção quanto os custos da fazenda como um todo.

"A efetiva colaboração entre os gestores da agricultura, os responsáveis pela pecuária e a diretoria é fundamental para definir as melhores estratégias e assegurar a máxima rentabilidade da fazenda", destaca Resende.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.