CI

Semana com extremos: Norte pode bater 38°C e Sul registra até -7°C

Brasil enfrenta extremos climáticos



Foto: Nadia Borges

A chegada de uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas em diversas regiões do país nesta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre os dias 30 de junho e 7 de julho, os termômetros podem marcar temperaturas negativas no Sul e valores próximos de 0 °C no Sudeste, favorecendo a ocorrência de geadas em áreas de maior altitude.

Segundo o Informativo Meteorológico nº 24/2025, divulgado pelo INMET, o frio mais intenso será sentido nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde são previstas mínimas abaixo de 6 °C já a partir de 2 de julho. Nas áreas serranas, as temperaturas podem cair ainda mais, com possibilidade de geadas moderadas a fortes. No dia 25 de junho, por exemplo, os termômetros marcaram -7,8 °C em General Carneiro (PR) e -4,7 °C em Curitibanos (SC).

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Além da Região Sul, o avanço da massa de ar frio também impactará o Sudeste. A partir de 5 de julho, os estados de Minas Gerais e São Paulo devem registrar mínimas abaixo dos 10 °C, especialmente nas áreas mais elevadas, como Monte Verde (MG), onde os termômetros já marcaram -2,9 °C no fim de junho.

No Norte e Nordeste, por outro lado, o calor predomina. As temperaturas máximas devem ultrapassar os 37 °C em estados como Piauí e Tocantins. No dia 25 de junho, Oeiras (PI) registrou 38,8 °C, e Porto Nacional (TO), 37,4 °C. As mínimas, nessas regiões, permanecem elevadas, com valores acima dos 24 °C.

A previsão de chuvas para a semana indica volumes mais expressivos no norte da Região Norte e leste das regiões Sudeste e Nordeste, com acumulados acima de 50 mm. No interior do país, especialmente no Centro-Oeste e áreas do Nordeste, o tempo seguirá seco, com baixa umidade do ar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.