Agrishow atrai expositores de mais de 50 países
Agrishow fortalece negócios com presença internacional

A Agrishow, principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina, atrai expositores e visitantes de mais de 50 países em sua 30ª edição. O evento reúne delegações estrangeiras interessadas em conhecer as soluções da indústria nacional de maquinário agrícola, firmar negócios e estabelecer parcerias com instituições brasileiras.
Em um ano de expansão nas exportações do agronegócio e abertura de novos mercados, a presença de empresas da Espanha, República Tcheca, Índia, Estados Unidos, Colômbia, Holanda, China e Hong Kong reforça a estratégia do setor para ampliar resultados. Em março, o agronegócio brasileiro exportou US$ 15,6 bilhões, um crescimento de 12,5% em relação ao mesmo mês de 2024, segundo o Ministério da Agricultura.
Para aproximar empresas brasileiras e compradores estrangeiros, a Agrishow promoveu até 1º de maio a Rodada Internacional de Negócios, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A feira também conta com um Pavilhão Italiano, que neste ano reúne 19 empresas e instituições, e um Pavilhão Chinês, com 60 empresas.
“Quando o Brasil bate recordes na exportação de commodities agrícolas e conquista novos mercados, aumenta a percepção no exterior de que somos um país altamente competitivo e com produtos de qualidade. Isso mostra que criamos e desenvolvemos maquinário adequado à nossa realidade, que também é capaz de atender outras realidades mundo afora”, afirmou João Marchesan, presidente da Agrishow.
A feira recebeu nesta quinta-feira (1º) a visita do secretário de governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, e do prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva. Eles foram recebidos por Marchesan e por José Velloso Dias Cardoso, presidente executivo da ABIMAQ.
Em entrevista, Kassab destacou o papel da feira como vitrine para o agronegócio. “Precisamos melhorar nosso financiamento, baixar juros e melhorar o acesso, para o produtor rural e para aqueles que produzem máquinas. Melhorando o financiamento, vamos crescer mais ainda”, afirmou.
Para Ricardo Silva, o evento fortalece a economia local. “É um orgulho para a nossa cidade. Estou na torcida para superarmos os anos anteriores”, disse o prefeito.
A programação da Agrishow segue nesta sexta-feira (2). O Agrishow Labs realiza, das 10h às 11h, o painel “A Voz do Produtor Rural: Expectativas do agricultor sobre a inovação no campo”, com a participação de produtores e especialistas. O Agrishow Pra Elas promove, das 10h às 12h, o workshop “Oratória e posicionamento no Agro”, com Monaliza Pelicioni.