CI

Empresa comemora os resultados positivos na Agrishow 2025

Empresa teve pedidos concretizados em torno de 1/3 do faturamento mensal



Foto: Divulgação

A Agrishow 2025, principal vitrine de tecnologia do agronegócio do País, que aconteceu de 28 de abril a 02 de maio, em Ribeirão Preto, São Paulo, foi surpreendente para a Herbicat, tradicional indústria de desenvolvimento e comercialização de equipamentos e acessórios de tecnologia de aplicação de insumos. “Dentro de um plano favorável que atravessa os mercados de cana, citrus, café e floresta, viemos para a feira animados. O primeiro trimestre deste ano foi positivo, acima do histórico que a empresa tinha e, inclusive, do planejado. Durante a feira, tivemos pedidos concretizados em torno de 1/3 do faturamento mensal, negócio concluído e pedido assinado. Temos algumas propostas que podem significar até dois meses de faturamento, ou seja, a feira foi muito boa do ponto de vista de concretizar vendas reais, novas e deixar uma carteira de negócios orientada a grandes possibilidades”, comemora Luís Pio, presidente da Herbicat.

O executivo destaca, ainda, que “um dos itens que reforça essa projeção de vendas é a linha de processo de abastecimento, apresentada na feira, com soluções completas não só do ponto de vista operacional, mas também de controle e gestão, que faz toda a diferença para as empresas terem um controle de custo e de rastreabilidade, trazendo benefícios como sustentabilidade, racionalidade de uso, algo bem coerente com o momento atual”.

A empresa aproveitou a feira para lançar produtos, como:

Calda Certa:

O Calda Certa foi desenvolvido para facilitar o abastecimento dos pulverizadores, incorporando tecnologias de conectividade e rastreabilidade, trazendo melhorias na gestão da operação. “A Herbicat criou um sistema que é capaz de pegar o produto ativo dentro da embalagem e passar para o pulverizador sem passar pelas mãos do operador. Todo abastecimento fica registrado na nuvem com geolocalização e horário da preparação da calda, e em qual pulverizador foi abastecido. Enfim, o sistema faz a rastreabilidade, inclusive por lote de produção”, explica Pio.

Ainda de acordo com Pio, esse sistema evita o desperdício, além de trazer mais segurança, precisão e rapidez no processo de preparo da calda. “Quando o produto puro cai na terra, além de causar danos ao meio ambiente, causa prejuízos financeiros ao produtor”, ressalta.

O Calda Certa apresenta como principais características técnicas: painel de controle eletrônico com acionamento a distância por meio de aplicativo; válvula elétrica para corte do fluxo; fluxômetro com faixas de medidas específicas; e sistema de conexões com engate rápido para instalação no tanque de abastecimento.

Entre os benefícios obtidos com o Calda Certa estão: interface simples e de fácil operação; maior controle e precisão do volume da calda abastecido por operação; maior agilidade no abastecimento com sistema de engate rápido; facilidade de acompanhamento e programação do volume de calda, além de oferecer maior segurança ao operador devido à redução do contato com o agroquímico. “O sistema Calda Certa permite ao usuário preparar a calda com o mesmo nível de qualidade e eficiência industrial, porém no campo, sendo uma tecnologia inédita e sem concorrência no mercado. O usuário tem a rastreabilidade completa, ou seja, auditoria, certificação e segurança, desde a saída do produto do almoxarifado até o metro quadrado aplicado, ou seja, permite a gestão de todo o processo”, afirma Pio.

HerbInject – Disco Duplo:

Outro lançamento da Herbicat no evento foi o pulverizador HerbInject Disco Duplo. No setor canavieiro, ressalta o presidente da Herbicat, manter a soqueira produtiva e longeva exige ações desde o início do manejo. Uma das maiores ameaças é o Sphenophorus levis, praga que causa severos danos à cultura. Apesar do uso frequente de inseticidas, os métodos atuais de aplicação ainda apresentam limitações, especialmente quanto ao posicionamento do produto nas raízes. “As bulas recomendam a aplicação em ambos os lados da soqueira, mas os equipamentos utilizados anteriormente causavam danos excessivos, levando à adoção de sistemas de corte único. A proposta atual é retomar a recomendação original com um novo equipamento, menos agressivo ao solo e mais eficiente na aplicação”.

Diante desse cenário, o HerbInject Disco Duplo surge como solução inovadora, com dois discos que aplicam o produto nas laterais da soqueira com mínimo revolvimento do solo, garantindo melhor posicionamento próximo às raízes. “Isso permite maior eficiência, especialmente na aplicação de agentes biológicos, potencializando os resultados no controle da praga”, enfatiza Pio.

Com versatilidade para diferentes espaçamentos, tipos de tratores e configurações de ruas, o HerbInject melhora significativamente o desempenho dos produtos aplicados, contribuindo para a sustentabilidade e produtividade da lavoura.

Pulverizador Aceiro Ar 4.000:

Em 2024, a Herbicat apresentou ao mercado o equipamento montado no terceiro ponto do trator, e os resultados obtidos com o Aceiro AR 1200 foram positivos. Apesar do desempenho satisfatório, surgiram sugestões de melhoria, especialmente em relação à capacidade do tanque, com a demanda dos clientes por maior autonomia para jornadas completas de trabalho.

Com base nesses feedbacks, foi lançada uma nova versão do equipamento: o Aceiro AR 4.000. “Essa versão mantém os benefícios do modelo hidráulico, mas oferece maior flexibilidade de uso do trator para outras atividades e autonomia para um dia inteiro de trabalho, sem comprometer a qualidade da operação”, informa Pio.

O Aceiro AR 4.000 permite substituir aplicações manuais em carreadores, beiras de cercas e áreas onde o aceiro pode ser feito quimicamente, reduzindo a necessidade de mão de obra. Ele possui flexibilidade para tratar simultaneamente os dois lados dos carreadores, bocas de ruas e pontos fora da linha do trator, utilizando tecnologia de ar para direcionar as gotas. O sistema conta com:

  • Pontas de pulverização para aplicação em faixas na rua;
  • Pontas posicionadas dentro do jato de ar para aplicações dentro do canavial;
  • Pontas Off-Center em diferentes alturas (50 cm e 2,5 m) para atingir alvos variados.

O pulverizador Aceiro AR é compatível com diversos tipos de comando. Para operações de alta produtividade, é comum o uso de controladores eletrônicos, que ajustam automaticamente o volume de aplicação conforme a velocidade de trabalho, além de registrar dados como posição, volume aplicado, velocidade e informações da operação, garantindo mais precisão e rastreabilidade.

Turbo Citros 4000 - A linha de pulverizadores para plantas arbustivas:

As culturas de citros e café são muito importantes na agricultura brasileira. Nas pulverizações feitas em plantas arbustivas ou arbóreas, com a finalidade de promover cobertura foliares e penetração dentro do dossel da planta, são usados os pulverizadores com um sistema de gota arrastada pelo ar. Esses equipamentos são conhecidos como turbo atomizadores ou turbo pulverizadores e outros nomes similares, lembrando o uso do vento como fator para arrastar as gotas.

Neste ano, a Herbicat apresentou um pulverizador para a citricultura – o Turbo Citros. Com tanque de 4000 litros e uma capacidade geradora de ar muito robusta para melhor penetração e distribuição adequada dentro das plantas, garante uma melhor pulverização e melhores resultados das aplicações.

Para cafés, as condições de pulverização são similares. “Apresentamos o pulverizador conhecido com o nome de “mãozinha”, mas que é um pulverizador de jato arrastado, que usam um modo de geração de ar diferente (turbina)”, cita Pio.

Em ambos os equipamentos, o principal foco no desenvolvimento foi estudar o movimento de ar e a capacidade de uma boa distribuição na planta, procurando otimizar volume de calda aplicado sem perder a qualidade de cobertura e penetração.

Entre suas principais características e benefícios estão: tanque de 4000L; chassi robusto; bomba de pistão 140 L/min (existe possibilidade de bombas maiores ou menores) ; ventilador 16 Pás 850 mm; aplicação bilateral; ramal de pulverização em aço inox; 72 pontas de pulverização com corpos de bico antigotejo (36 cada lado); manifold de 2 ou 4 seções com válvula reguladora e alivio para controle de pulverização; comando elétrico de acionamento; sistema de agitação de calda tipo venturi;  incorporador de calda de 25 litros; maior produtividade e durabilidade; facilidade de limpeza e troca de pontas; fácil regulagem e instalação; e troca de tratores sem uso de mangueiras na cabine.

Turbo café, que apresenta tanque de 2.000 litros, bomba de pistão de 90 L/min, turbina radial, com 5 conjunto dispersor (mãozinha) de cada lado. Com 2 ou 3 pontas totalizando no máximo de 30 pontas, e todo circuito otimizado para um trabalho mais seguro, preciso, ágil tudo com alta qualidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.