CI

Produção circular: 19 startups e pequenas empresas subsidiadas

“As empresas e startups desempenham um papel fundamental na inovação"


Os beneficiários demonstraram que seus produtos utilizam ingredientes provenientes de sistemas regenerativos Os beneficiários demonstraram que seus produtos utilizam ingredientes provenientes de sistemas regenerativos - Foto: Pixabay

Para apoiar a produção de alimentos que beneficiem a natureza, 19 startups e pequenas empresas receberam £30.000 cada uma, totalizando £570.000 no Desafio O Grande Redesenho de Alimentos. Essas empresas agora podem desenvolver produtos alinhados ao Modelo de Design Circular para Alimentos e com potencial de escalabilidade.

Para garantir o subsídio, os beneficiários demonstraram que seus produtos utilizam ingredientes provenientes de sistemas regenerativos, de baixo impacto, diversificados e/ou reciclados, e que suas embalagens seguem os princípios de economia circular, evitando materiais problemáticos.

Segundo Gustavo Alves, gerente de comunidade e inovação para a  América Latina na Fundação Ellen MacArthur, para fazer a transição a uma economia circular é necessário ter inovação em escala. “As empresas e startups desempenham um papel fundamental na inovação de uma forma que as grandes corporações não conseguem. Como atores essenciais no sistema alimentar, elas são fundamentais para incentivar a inovação no campo e introduzir opções diferentes no mercado.  O que vemos como necessário agora é um investimento maior em startups circulares para escalar e concretizar suas estratégias de economia circular, e é o que exemplificamos com o Desafio”. 

O Desafio, criado pela Fundação Ellen MacArthur em 2022, está na sua segunda fase – a fase de produção. As 71 empresas participantes desenvolveram 168 ideias de produtos alimentícios com design circular em 2023 e agora estão implementando-as. Apoiadores varejistas, incluindo o Grupo Carrefour Brasil, que se juntou ao Desafio em janeiro, ajudam a tornar esses produtos atraentes para os consumidores. Na última fase, a fase de exibição, os varejistas podem oferecer espaço gratuito em suas prateleiras para que esses produtos cheguem aos consumidores de forma acessível
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.