CI

Pesquisadores querem reduzir nitrogenados na batata

Cientistas querem editar geneticamente a cultura



O estudo foi conduzido por uma equipe internacional de cientistas O estudo foi conduzido por uma equipe internacional de cientistas - Foto: Pixabay

Uma pesquisa publicada na revista científica New Phytologist revelou um avanço promissor para a agricultura sustentável: o bloqueio de uma proteína específica pode melhorar a eficiência do uso de Nitrogênio em batatas. O estudo foi conduzido por uma equipe internacional de cientistas, que investigou o papel da proteína conhecida como fator de ciclagem DOF 1 do Solanum tuberosum (StCDF1).

De acordo com as informações divulgadas, a StCDF1 atua como um regulador genético importante, ligando-se ao DNA e controlando a formação dos tubérculos. No entanto, a nova descoberta mostra que essa proteína também influencia genes relacionados ao metabolismo do nitrogênio. Ao bloquear a ação da StCDF1, os pesquisadores observaram um desempenho superior das plantas em solos com baixo teor de nitrogênio, sugerindo uma menor dependência de fertilizantes sintéticos.

Segundo a pesquisadora Salomé Prat, coautora do estudo e professora do Centro de Pesquisa em Agrigenômica na Espanha, “a variação natural na ligação de StCDF1 ao gene nitrato redutase da batata surge como uma estratégia promissora para reduzir as necessidades de fertilizantes nitrogenados.” Esse gene é responsável por uma etapa crítica na redução de nitrato, processo essencial para a assimilação do nitrogênio pelas plantas.

A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de variedades de batata mais eficientes em termos nutricionais e ambientalmente sustentáveis. Essa estratégia pode beneficiar produtores ao reduzir custos com insumos e, ao mesmo tempo, contribuir para práticas agrícolas mais ecológicas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.