CI

Programa leva segurança hídrica para o semiárido

Ação entrega kits de irrigação e apoia acesso à água no semiárido mineiro



Foto: Pixabay

Durante cerimônia da entrega de kits de irrigação e assinatura de despachos do Programa Encontro das Águas, do Governo de Minas, realizado em Januária nesta quinta-feira (24/7), o vice-governador Mateus Simões destacou a importância das ações conjuntas em prol dos produtores rurais, em especial com relação ao acesso à água nas regiões semiáridas. Ele, que estava acompanhado do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, celebrou a aprovação de projetos, desburocratização de leis e um novo olhar para o Norte do estado.

“Precisamos voltar a ser prioridade neste país. Água é respeito às pessoas. É plantar hoje para que nossos filhos não precisem fugir da pobreza amanhã. Eu fico feliz de ter uma equipe comprometida com o plantio, que lutou para podermos anunciar o decreto da irrigação sustentável em Minas Gerais, que vai fazer com que irrigar o Norte de Minas deixe de ser uma batalha. Vocês têm direito de irrigar a sua terra. Eu escolho olhar para o Norte como uma terra de gente trabalhadora e terra boa”, definiu.

Os anúncios e entregas realizadas em Januária fazem parte de uma ação integrada para enfrentar os desafios da seca e da escassez hídrica no semiárido mineiro. Ao assinar os despachos e realizar as entregas dos kits de irrigação, o vice-governador reforçou o papel das lideranças rurais nas políticas públicas do estado.

“O projeto Encontro das Águas é fruto da pressão. E está certo, tem que pressionar. Foi da pressão feita pelos produtores rurais na Assembleia e no Governo do Estado, para garantir condição de trabalho para os produtores, que chegamos aqui com estes anúncios”, enfatizou Mateus Simões.

Com a presença de centenas de pessoas, muitas delas produtores rurais que foram beneficiados pelas ações do Governo de Minas, Antônio de Salvo destacou a importância do diálogo junto ao poder público estadual para garantir que a região consiga seguir produzindo. Ele celebrou a regulamentação da Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável, que garante segurança jurídica aos produtores, estimula o uso racional da água e impulsiona a produtividade no campo.

“O que o Governo de Minas tem feito, junto conosco, é deixar que os produtores rurais trabalhem. Temos mais de 50 mil operários no campo, com oficinas próprias, com fábricas próprias, que precisam só de um empurrãozinho para continuar produzindo. E nós vamos fazer isso. A nossa entidade seguirá disposta a lutar pelo homem do campo, mas nós temos que aprender, cada vez mais, a lidar com políticos, deputados, governantes que nos escutem e que nos ajudem”, pontuou De Salvo.

União de esforços

Durante a solenidade, o presidente Antônio de Salvo e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, foram homenageados pelos serviços prestados em prol do homem do campo. A homenagem foi entregue pelo presidente do SPR de Januária e da Associação dos Sindicatos de Produtores Rurais (Aspronorte), Astério Itabayana.

Astério lembrou que as lideranças rurais da região têm trabalhado, unindo forças para levar ao poder público as carências, especialmente nas legislações que endurecem o crescimento agrícola. A agenda de ações do Governo do Estado foi possível graças a uma série de reuniões anteriores, onde foram levantadas as principais demandas do setor produtivo.

“Com o governador Romeu Zema, estamos tendo, como nunca, pessoas dispostas a ouvir quem está na ponta e conhece a realidade da produção. Como exemplo, o secretário Thales está na sua terceira visita na cidade de Januária em oito meses. São pessoas que entendem que o Norte de Minas precisa se desenvolver para se unir ao desenvolvimento do restante do estado”, argumentou Astério Itabayana.

Encontro das Águas

O programa conta com mais de R$ 600 milhões em investimentos. Mais de 40 municípios foram beneficiados com os despachos e entregas de kit realizados em Januária. As ações vão desde o transporte de água potável até o incentivo à agricultura familiar, com foco nas regiões do Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

Entre os despachos assinados, estão a instalação de cisternas, entrega de kits potabilizadores em escolas estaduais, serviços de abastecimento de água, entre de kits fotovoltaicos, ações de qualificação socioprodutiva, entre outros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.