CI

Identificação e controle da mosca-branca no campo

Mosca-branca exige manejo eficiente no campo



Foto: Nadia Borges

A presença da mosca-branca (Aleyrodidae) nas lavouras tem causado preocupação crescente entre os produtores devido aos prejuízos diretos e indiretos provocados pelo inseto. De acordo com a engenheira agrônoma Maiara Franzoni, em publicação no Blog da Aegro, a praga afeta diversas culturas ao sugar a seiva das plantas, comprometendo o desenvolvimento das lavouras e reduzindo produtividade e qualidade.

Segundo Franzoni, “o ciclo de vida da mosca-branca varia de 38 a 74 dias, e uma única fêmea pode depositar de 100 a 300 ovos durante a vida, o que favorece infestações em larga escala”. A identificação do inseto é facilitada pelas características visuais: corpo amarelo pálido e asas brancas.

Entre as principais culturas atacadas estão feijão, soja e algodão, além da permanência da praga em plantas daninhas durante a entressafra, o que dificulta a quebra do seu ciclo biológico.

Os danos provocados podem ser diretos, como descoloração, manchas foliares, prateamento das folhas e queda precoce da folhagem. Também há prejuízos indiretos, quando a mosca-branca atua como vetor de viroses que afetam o desenvolvimento e a sanidade das culturas.

Para o controle da praga, Franzoni recomenda a adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP), que inclui estratégias como o uso de culturas não hospedeiras, armadilhas amarelas para monitoramento, aplicação de inseticidas à base de tetranortripenóides e o uso de fungos entomopatogênicos, como Beauveria bassiana e Isaria fumosorosea. O uso de cultivares resistentes também é uma alternativa recomendada.

Em casos de falhas no controle químico, a engenheira destaca a necessidade de identificação da raça ou biótipo presente na área, pois algumas linhagens da praga apresentam resistência a diferentes princípios ativos. Quando o controle não surte efeito, é fundamental investigar o biótipo da mosca-branca para ajustar a estratégia de manejo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.