Produtores aplicam controle de doenças no pêssego
Pomares de pêssego mostram bom desenvolvimento

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (14) pela Emater/RS-Ascar, os pomares de pêssego no Rio Grande do Sul apresentam avanços nas fases de desenvolvimento e desenvolvimento dos frutos, com variações entre as regiões de Caxias do Sul e Pelotas.
Em Caxias do Sul, variedades precoces, como Kampai e PS do Cedo, já consolidaram o florescimento e iniciaram a formação dos frutos. As variedades médias e tardias encontram-se na fase de emergência, com algumas áreas em plena abertura de flores. “As florações são bem abundantes, provavelmente influenciadas pelo número adequado de horas de frio até o momento”, afirmaram produtores locais.
Nos pomares em florescimento, foram realizados tratamentos fitossanitários para controle preventivo de doenças fúngicas, como podridão-parda e crespeira-verdadeira.
Em Pelotas, a acústica está no auge. Dias mais expostos têm favorecido a cultura, enquanto pulverizações com fungicidas foram aplicadas devido ao frio intenso e constante registrado neste inverno. Até o momento, a região acumulou 408 horas com temperaturas abaixo de 7,2 °C, o que, segundo técnicos, indica boa produtividade para a safra.