CI

Esse é o principal desafio da avicultura no inverno

A especialista reforça que a rotação dos anticoccidianos é essencial



A especialista reforça que a rotação dos anticoccidianos é essencial para conter a coccidiose A especialista reforça que a rotação dos anticoccidianos é essencial para conter a coccidiose - Foto: Pixabay

A coccidiose segue como uma das principais doenças que impactam a avicultura industrial, especialmente nos meses mais frios. Causada por protozoários do gênero Eimeria, a enfermidade compromete desempenho, saúde e pode elevar significativamente a mortalidade das aves. "Nas fases iniciais da vida dos frangos, o desafio da coccidiose pode comprometer severamente os resultados produtivos. Por isso, a prevenção é a melhor estratégia”, alerta Jessica Wammes, mestre em Ciência Animal e coordenadora técnica de avicultura da Phibro Saúde Animal.

Dados recentes mostram que Eimeria maxima foi a espécie mais prevalente no último ano, com 6,17% de ocorrência, seguida de E. acervulina (5,09%) e E. tenella (2,09%). No inverno, o aumento no índice TMLS, que mede a soma dos escores médios de lesões, evidencia o agravamento do quadro sanitário. “A combinação de condições ambientais favoráveis à esporulação dos oocistos na cama do aviário devido à falhas no manejo e ausência de rotação dos ionóforos tornam o controle da doença”, explica Jessica.

A especialista reforça que a rotação dos anticoccidianos é essencial para conter a coccidiose, especialmente nas condições desafiadoras do inverno. Além disso, o monitoramento constante se torna indispensável. Como solução, a Phibro oferece o AVIS — Assistência Veterinária e Integralidade Sanitária, sistema que permite a coleta e análise dos dados por meio de um aplicativo, com avaliações detalhadas do trato intestinal, sistemas imune, respiratório e locomotor, além de identificar lesões associadas a micotoxinas. A plataforma ainda gera relatórios personalizados, apoiando a tomada de decisão e contribuindo para o controle eficaz da coccidiose.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.