CI

Bactéria do Cerrado atua como solução biológica contra fungos

Biofungicida combate fungos em soja e milho



Foto: Pixabay

A Embrapa Milho e Sorgo (MG), em parceria com a empresa Simbiose, desenvolveu um biofungicida com base em uma cepa da bactéria Paenibacillus ottowii, encontrada no bioma Cerrado. O produto, batizado de Eficaz Control, é o primeiro do mercado brasileiro a utilizar esse microrganismo como agente de controle biológico contra fungos que afetam lavouras de milho e soja.

Segundo a Embrapa, a nova tecnologia apresenta eficácia no controle de até 80% da infestação por patógenos causadores de podridão de raízes e colmos. Entre os alvos do biofungicida estão Fusarium spp., Macrophomina phaseolina e Colletotrichum graminicola. O produto já está registrado para uso contra Fusarium spp. e deve, em breve, ser liberado para combate aos demais fungos.

“O produto é resultado de mais de nove anos de pesquisa e envolveu avaliação e teste de 190 microrganismos provenientes de estigmas de milho e de sementes de sorgo,” afirma a pesquisadora Christiane Abreu de Oliveira Paiva. Ela explica que, além de controlar fungos, as duas cepas selecionadas – Paenibacillus ottowii e Bacillus velezensis – também promoveram aumento de produtividade nas lavouras. Ambas foram coletadas no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais.

De acordo com Luciano Viana Cota, pesquisador da Embrapa, “o uso combinado de microrganismos com diferentes mecanismos de ação reduz a pressão seletiva sobre o Fusarium, pois retarda o surgimento de resistência e garante um controle mais eficaz e estável ao longo das safras e diferentes condições ambientais”.

A formulação do produto foi desenvolvida pela Simbiose, após acordo de cooperação técnica para transferência das cepas selecionadas. O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Artur Soares, relata que estudos de campo foram conduzidos em todo o país desde 2020. O produto é aplicado uma única vez no tratamento de sementes e atua na proteção das plântulas nos estádios iniciais de desenvolvimento. Isso proporciona menor custo de aplicação e reduz impacto ambiental, por exigir doses menores do produto.

Segundo a Embrapa, essa característica é relevante, pois a infestação fúngica pode ocorrer de forma silenciosa, e a aplicação tardia de fungicidas químicos pode não ser suficiente para conter os danos. Quando os sintomas se manifestam, o comprometimento das plantas costuma ser severo.

O lançamento oficial do Eficaz Control está previsto para 5 de agosto, durante o Congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), que será realizado no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.