CI

Produtores de Atibaia adotam nova variedade de morango

Produtores iniciam cultivo do morango Fênix, nova variedade desenvolvida pela Embrapa


Foto: Seane Lennon

Os produtores de morango de Atibaia estão colhendo os primeiros frutos de uma nova variedade que promete revolucionar a produção local, conforme o divulgado pela Embrapa. Trata-se do morango Fênix, lançado após mais de uma década de pesquisa desenvolvida pela Embrapa em todo o país.

Segundo a Embrapa, em 2023, a variedade Fênix foi apresentada, e o viveiro de mudas da Prefeitura de Atibaia recebeu as primeiras matrizes para a produção de mudas. Apesar dos desafios, como a escassez de água em determinados períodos, os produtores receberam as mudas e realizaram o plantio, que agora resulta na primeira safra de Fênix na região.

De acordo com a técnica agrícola Talita Martins, da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Atibaia, a entrega de quase 50 mil mudas de Fênix foi feita para cerca de 20 produtores, que arrancaram as próprias mudas, depois de receber orientações. “Como nossos canteiros são de areia, além das mudas serem mais fáceis de sair, é mais fácil esterilizar depois para um novo plantio. Além disso, alguns produtores são orgânicos, e por isso usamos apenas bioinsumos. Por ser na areia, nosso cuidado é mais na questão de nutrição e de água. Esse ano tivemos problemas com a bomba de água em um dos viveiros e de roubo de fiação elétrica no outro. Por isso, não conseguimos ter a produção de mudas que esperávamos”, explicou Talita.

De acordo com a Embrapa, o morango Fênix se destaca pela resistência a pragas, maior durabilidade após a colheita e sabor mais doce, tudo graças ao desenvolvimento genético das mudas. Após anos de pesquisa, as mudas foram entregues aos produtores de diversos estados, com monitoramento próximo do plantio e crescimento.

Os resultados em Atibaia foram promissores, tornando a cidade uma referência na produção da nova variedade. Para Osvaldo Maziero, presidente da Associação dos Produtores de Morango de Atibaia e Jarinu, ter uma variedade nacional reduz os custos da plantação, já que muitas mudas importadas são utilizadas atualmente.

O morango Fênix se destaca pela precocidade na produção dos frutos, permitindo um intervalo menor entre o plantio e a colheita, estendendo a janela de produção por até sete meses, de junho a dezembro. Além disso, apresenta equilíbrio entre açúcar e acidez, resultando em frutas mais doces e firmes, com boa resistência ao transporte e durabilidade pós-colheita.

A nova variedade é indicada para consumo in natura e também pode ser utilizada na indústria de frutas congeladas. Recomendada para as regiões Sul e Sudeste do Brasil, adapta-se a sistemas de produção convencional, integrado e orgânico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.