CI

Semana será de frio no Sul e calor persistente no Norte

Uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas no Sul e parte do Sudeste



Foto: Pixabay

Uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas no Sul e parte do Sudeste do Brasil nos próximos dias, com previsão de mínimas abaixo de 10 °C em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A previsão indica ainda tempo seco em grande parte do Centro-Oeste e interior do Nordeste, com níveis de umidade do ar inferiores a 30%, situação que exige atenção redobrada para o risco de queimadas e problemas respiratórios.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores volumes de chuva nesta semana devem se concentrar no extremo norte do país, especialmente em Roraima e no norte do Amazonas, onde os acumulados podem ultrapassar 80 mm. Por outro lado, não há previsão de chuva para grande parte do Centro-Oeste, interior do Nordeste e regiões do Norte como Acre, Rondônia e sul do Amazonas.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Na Região Sudeste, a maior parte de Minas Gerais e São Paulo deverá permanecer com tempo firme, com exceção das áreas litorâneas, onde são esperados acumulados de até 30 mm, principalmente no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Já no Sul, o destaque é o extremo sul do Rio Grande do Sul, onde os volumes podem chegar a 70 mm.

As temperaturas máximas seguem elevadas no Norte e Centro-Oeste, superando os 34 °C em estados como Amazonas, Pará, Tocantins e Mato Grosso. Já as temperaturas mínimas devem despencar no Sul e Sudeste, com previsão de 0,5 °C em cidades serranas e possibilidade de geadas fracas em áreas de maior altitude. A queda mais acentuada está prevista para os dias 25 e 27 de julho.

Além da onda de frio, a baixa umidade relativa do ar preocupa em diversas regiões do país. Estados como Mato Grosso, Goiás, Tocantins, além de partes do Piauí, Maranhão e oeste da Bahia, podem registrar índices inferiores a 30%, o que reforça a necessidade de hidratação e cuidados com a saúde, especialmente entre idosos e crianças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.