CI

ALGODÃO: Mais da metade da safra em bom desenvolvimento

Chuvas em MT atrasam manejo, enquanto BA, MS e MA apresentam ótimas condições.


Safra de algodão 2023/24: desenvolvimento positivo em boa parte do país Safra de algodão 2023/24: desenvolvimento positivo em boa parte do país - Foto: Divulgação

Segundo a Conab, a safra de algodão 2023/24 já ultrapassou a metade do ciclo, com 82,1% das áreas em fase de formação de maçãs. As chuvas recentes em Mato Grosso dificultam o manejo, mas o cenário é positivo em outros estados, como Bahia, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Em Mato Grosso, as precipitações recentes contribuíram positivamente para a umidade do solo. No entanto, o excesso de chuvas tem dificultado o manejo adequado das lavouras, como a aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes.

Na Bahia, a situação apresenta-se favorável em termos de qualidade das lavouras de algodão, que se encontram em excelente estado. Entretanto, a redução das chuvas na região Centro-Sul do estado começa a ser uma preocupação.

No Mato Grosso do Sul, as expectativas para a produção de algodão são altamente positivas. As condições climáticas e de manejo até o momento têm favorecido as lavouras, que demonstram um bom desenvolvimento.  

Por fim, no Maranhão, o relatório da Conab destaca o estágio de desenvolvimento das lavouras de algodão. As plantações de primeira safra estão na fase de formação de maçãs, enquanto as de segunda safra encontram-se em floração.  

Pode-se dizer que a safra de Algodão 2023/24 está além da metade do ciclo, visto que pelo menos 82,1% das lavouras estão no estádio de formação das maçãs, com aquelas mais adiantadas atingindo a maturação, com destaque para Mato Grosso, Piauí e São Paulo. 

Semana de 08 a 14 de abril de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 100%


Fonte: Conab

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.